Descripción de la Exposición
A exposição ‘Chorinho Feliz’ reúne obras de Amalia Pica, Ana Vieira, Barrão, Catarina Botelho, Catarina Branco, Christian Holstad, Grafeno, Joachim Schmid, João Ferreira, João Pedro Vale, Rubén Monfort, Rui Moreira e Sofia de Medeiros.
As obras destes artistas e as relações que se podem estabelecer entre elas remetem-nos para momentos de convívio e de festa. Nos tempos pandémicos que atravessamos é importante, por um lado, retomar essas memórias da partilha e, por outro, antecipar novos encontros. Queremos que esta exposição seja um olhar às tradições, festas populares, romarias, bailes e mesas postas, mas queremos também que seja um momento de esperança para que rapidamente possamos voltar todas e todos a estes convívios.
Na exposição cruzam-se obras de artistas locais, ligadas a tradições tipicamente açorianas, com artistas do continente e internacionais, que trazem também olhares sobre outras festas e outros modos de celebrar.
Esta ideia de um chorinho feliz, que dá nome à exposição, não é mais que uma vontade, uma ideia de que sentimos todos falta de chorar uma lágrima de alegria que vem necessariamente aliada com amigos, festa, devoção e tradição. Esperemos que esteja para breve essa lágrima.
O projeto expositivo é assinado por Beatriz Brum, Diogo Aguiar, João Mourão e Sofia Carolina Botelho e poderá ser visitado no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 17 de abril de 2022.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España