Descripción de la Exposición
A Vermelho apresenta, de 24 de agosto a 14 de outubro, Cerimônia, a primeira exposição individual da artista mexicana Tania Candiani, no Brasil.
Um dos pontos centrais da pesquisa de Tania Candiani é a ideia ampliada de tradução, estendida ao campo experimental por meio do uso de linguagens visuais, sonoras, textuais e simbólicas. Muitos de seus projetos consideram o universo do som e a política da escuta como ferramentas capazes de ampliar e transformar percepções, tanto humanas quanto não humanas.
Outra parte fundamental do seu trabalho está relacionada a políticas e práticas feministas, entendendo-as como experiências comunitárias, afetivas e ritualísticas.
Em Cerimônia, Tania Candiani aproxima os rituais, as manifestações, as tradições e as ancestralidades como um conjunto de relações coreográficas que se completam em uma construção continua. A artista apresenta novas séries de pinturas, bordados e quatro trabalhos em vídeo.
Tania Candiani (1974) vive e trabalha na Cidade do México. Ela é membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte de México. Candiani recebeu o Guggenheim Fellowship in the Arts, e o Smithsonian Institution Research Grant for Artists. Tania Candiani é artista residente no programa Arts at CERN, em Genebra, Suíça. Em 2015 ela representou o México na 56ª Bienal de Veneza.
A obra de Candiani está presente em importantes coleções institucionais como MUAC (México), Sala de Arte Público Siqueiros/La Tallera (México), Cincinnati Art Museum (EUA), Museum of Latin American Art. Los Angeles (EUA), Perez Museum (EUA), KADIST (EUA), entre muitas outras.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España