Descripción de la Exposición
Para sua primeira exposição individual na galeria, Celia Hempton reuniu uma seleção inédita de novas pinturas e outras já existentes. Apresentadas em conjunto, as pinturas revelam a complexa rede de interesses que movem sua produção – os conceitos de voyeurismo na era pós-digital, as linhas borradas entre o conforto e o consentimento, desejo e subjugação, visibilidade e opacidade, desconstruindo as formas pelas quais nos relacionamos em uma era de hipermediação. Das pinturas da internet, muitas vezes com camadas espessas, à suavidade de seus nus in-situ, as pinturas combinam um imediatismo de encontro com uma revelação comedida de assunto e forma.
Hempton trabalha em várias séries simultaneamente, seja pintando diretamente de transmissões ao vivo de câmeras de CFTV (Circuitos Fechados de Televisão) hackeados em suas pinturas de Vigilância [Surveillance]; ou de seus encontros no Chat Random, um site adulto de webcam, ou fazendo autorretratos e estudos de modelos em seu estúdio. A intensidade e a velocidade de muitas das pinturas do Chat Random captam breves momentos de contato anônimo, muitas vezes espontâneos em seus gestos. Por outro lado, o tempo desacelera em suas pinturas de Vigilância [Surveillance], revelando as tensões de uma visão circunscrita que é possuída e vigiada ao mesmo tempo em que é ativamente invadida. Essas obras falam da solidão das interações online tanto quanto dos mecanismos automatizados que silenciosamente monitoram nossas vidas.
Ao longo das séries de Hempton, há vestígios do ato performativo enquanto ela interage com estranhos online que podem fazer ou dizer algo imprevisível, ou enquanto ela examina imagens em movimento transmitidas ao vivo pelo CFTV, documentando espaços comuns que possuem o potencial para o transformativo, o notável, ou o transgressivo. “Hempton frequentemente toma a transgressão e o desconforto como pré-condição de seu trabalho”, escreveu Amia Srinivasan em Celia Hempton: On Attention (publicado por Phillida Reid, em 2022). “Isso é mais óbvio em sua série Chat Random e suas primeiras imagens de canteiros de obras nos quais ela invadiu ilegalmente. Mas a dificuldade também é central em sua série Self Portrait [Autorretrato], em que ela pinta a partir da imagem que vê agachando-se sobre um espelho. Talvez seja a consciência de Hempton sobre o próprio desconforto e vulnerabilidade que lhe permite criar imagens que frequentemente retratam e capturam a vulnerabilidade, a solidão e a alienação da vida contemporânea. Suas pinturas lembram-nos que nenhum lugar e ninguém está seguro e que, paradoxalmente, uma certa sensação de segurança pode ser obtida ao se admitir esse fato.”
Seus autorretratos são anotações íntimas, mas também podem parecer distantes e desapegados, movendo-se quase para a abstração. Sobre a motivação por trás de suas obras, Hempton observa: “Preciso realizar a pintura para conseguir ver algo tão minuciosamente quanto desejo. Embora eu tenha limites pessoais para mim mesma, tento ser aberta, não julgar e ser livre quando estou realizando essas pinturas. Quero ser o mais generosa possível e refletir a realidade como a vejo, em vez de descrevê-la de um ponto de vista predeterminado.” (Celia Hempton)
Os poderes de observação e empatia de Hempton são mais evidentes em seus retratos. Sua abordagem dos nus pode ser vista como um jogo e um confronto direto com as histórias da pintura tradicional no contexto das representações culturais e sociais do corpo, produzindo belas celebrações táteis da figura nua, ao lado de múltiplas perspectivas sobre como o olhar corporal é construído. “O que distingue Hempton de seus contemporâneos é como ela aplica as técnicas tradicionais de pintura ao mundo das mídias sociais. Celia Hempton não só pinta modelos vivos em seu estúdio e faz pinturas de paisagens, como também pinta diretamente do Chat Random – um site para encontros sexualmente explícitos por webcam. Por não ser censurado, seu conteúdo é muito real e, como resultado, o trabalho da artista também é.” (Gregor Muir – para Rollacoaster Magazine)
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España