Descripción de la Exposición
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira colaboram desde o início dos anos 2000. A primeira antológica da dupla, esta exposição celebra mais de duas décadas de trabalho conjunto — tanto na vida como na arte — e apresenta uma seleção de obras que inclui projetos iniciais, criações recentes e novas instalações concebidas especificamente para a Casa de Serralves.
A Casa de Serralves transforma-se num cenário de encontros inesperados, proporcionando um contexto único para a reflexão e releitura de uma obra que se tem reinventado ao longo dos anos, inclusivamente através de inúmeras colaborações e parcerias com as artes performativas e com outros projetos multidisciplinares. Da cozinha às salas de estar e de jantar, passando pelas escadarias e casas de banho, os artistas ocupam praticamente todos os compartimentos da antiga residência privada desenhando um percurso que transporta quem visita para além da memória do lugar e tece uma narrativa paralela que combina eventos históricos, literários e lendas, revisitando obras icónicas de duas figuras fundamentais da arte em Portugal.
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira exploram temas centrais como questões de género, sexualidade, história e memória, estigma, exclusão social, vida, morte, amor e identidade. Com a sua militância e audácia, o trabalho dos artistas tem sido um contributo valioso para as lutas por direitos, liberdades e garantias da comunidade LGBTQIA+. Esta exposição, que conta ainda com uma série de performances e programas paralelos no segundo semestre do ano, sublinha a importância da arte como meio de resistência e transformação social.
A exposição tem curadoria de Inês Grosso, curadora-chefe do Museu de Serralves.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España