Descripción de la Exposición
A terceira mostra selecionada do Edital de Exposições do MAC USP 2019/2020 – com seus atrasos em função da pandemia de Covid-19 – é dedicada a documentar a trajetória do coletivo Grupo EmpreZa. Com ela, o Museu abre suas portas para a pesquisa mais recente sobre a performance na produção contemporânea. Embora presente no acervo do MAC USP através de sua coleção conceitual da década de 1970, fazia-se necessário trazer novamente à apresentação essa forma de manifestação artística, que de fato teve novos e importantes desdobramentos nos últimos vinte anos.
Fundado em 2001 como um grupo de pesquisa em artes da performance ligado à Universidade Federal de Goiás, o Grupo EmpreZa tem um repertório consolidado de ações, happenings e performances, apresentado no contexto do Centro-Oeste brasileiro e outras instituições do País. Mas sua presença em São Paulo ainda é relativamente tímida, uma vez que eles só estiveram presentes em eventos e exposições coletivas. Foi o caso da participação do grupo no Panorama da Arte Brasileira em 2005, na Fiat Mostra Brasil em 2006, Rumos Itaú Cultural 2009, na edição de 2010/2017 do Festival Verbo, na Galeria Vermelho; de sua colaboração com Marina Abramovic durante a mostra da artista no SESC Pompeia em 2015; e de sua presença como coletivo premiado na exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça em 2015, no MAC USP. Portanto, é a primeira vez que o público paulistano vê o que podemos chamar de uma retrospectiva do grupo.
O título da exposição é extraído de uma performance que o grupo realizou pela primeira vez em 2001, na Cidade de Goiás. Carma ideológico é, assim, uma espécie de statement, no qual alguns elementos de como o Grupo EmpreZa opera desde então estão presentes. Um deles diz respeito a questões que as ações do grupo mobilizam, trazendo à tona temas candentes da contemporaneidade. Outro aspecto é a própria maleabilidade de constituição do grupo – cujos participantes vão se modificando ao longo do tempo – e sua ampliação do conceito mesmo de performance.
Carma ideológico não é uma exposição retrospectiva no sentido convencional do termo: o modo de apresentação das obras no espaço cria um ambiente imersivo, que se desdobra no tempo através de ações do grupo nas redes sociais do museu e de performances que acontecerão e serão registradas dentro e fora do espaço expositivo – como no caso de Candango, na entrada do MAC USP.
Ana Magalhães
MAC USP
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España