Descripción de la Exposición
A exposição CANTAR A FOLHA da artista visual Brenda Spinosa chega à Galeria Mario Schenberg da Funarte São Paulo no dia 9 de novembro e fica aberta ao público até dia 8 de dezembro.
São 15 obras assinadas pela artista incluindo pinturas, instalações e fotografias reunidas a partir de uma estrutura de três atos - Denúncia, Memória e Encantamento.
Com a curadoria de Guilherme Cirqueira, a exposição CANTAR A FOLHA apresenta o pulsar de uma jovem artista e ativista que constrói seu trabalho a partir do legado dos movimentos sociais e das lutas do campo. Brenda propõe um resgate de identidades e tradições camponesas a partir de uma abordagem artística e encantada, entendendo a memória como ferramenta política e como território em disputa no Brasil.
A pesquisa plástica de Brenda caminha pela materialidade das mãos, dos saberes tradicionais, dos manuseios artesanais da terra e da manipulação de pigmentos naturais em algodão cru. Para construir suas obras, Brenda utiliza plantas e terras como matéria prima na extração dos pigmentos. Desde a terra do quintal da avó até as plantas dos assentamentos e territórios camponeses por onde percorre, do norte ao sul do Brasil, Brenda encontra no chão onde pisa a oportunidade de tecer novas histórias e lançar feitiços ao futuro.
"CANTAR A FOLHA é um contragolpe ao desencanto. É do desejo e da necessidade de uma nova juventude fazer vibrar histórias adormecidas e tornar visível as relações de opressão na estrutura social brasileira, para assim esperançar novos futuros e possibilidades de justiça social. CANTAR A FOLHA é feitiço lançado ao futuro, tomado do desejo desta geração em construir um novo amanhã. Ao caminhar pelos três atos da exposição, é possível compreender as artes visuais enquanto uma linguagem de agência capaz de produzir e entoar narrativas coletivas." Brenda Spinosa
O título da exposição faz referência direta à frase do historiador Antônio Simas e do pedagogo Luiz Rufino "cantar a folha é reverenciar a permanência da árvore". Brenda dialoga com esses autores a partir da perspectiva do Encantamento propondo um modo de ver e se conectar com o mundo a partir das relações simbólicas, do respeito às tradições coletivas e das práticas encantatórias.
Além das obras da artista, a programação da exposição conta com diversas atrações como: visita guiada com a artista e curador Guilherme Cirqueira no dia 15 de novembro às 14 horas, a oficina de escrita Confecções de Memórias com Lane Lopes e Brenda Spinosa no dia 15 de novembro às 15 horas e uma roda de conversa junto aos Movimentos Sociais abordando "Saídas Populares para Emergências Climáticas" no dia 30 de novembro - com a presença de representantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens). Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.
Exposição Cantar a Folha
Artista visual: Brenda Spinosa
Curadoria: Guilherme Cirqueira
Produção Executiva: Lane Lopes
Uma produção miolo lab e coletivo uma película
De 9 de novembro a 8 de dezembro
Funarte São Paulo
Galeria Schenberg
Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo-SP
Horário: 10h às 20h (todos os dias da semana)
Brenda Spinosa
Brenda Spinosa é artista visual pela Escola de Belas Artes - UFRJ, comunicadora popular no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e natural de Sorocaba, interior de São Paulo. Sua pesquisa mergulha no resgate das lutas camponesas e dos movimentos sociais do campo a partir de uma abordagem artística, espiritual e comunitária. Sua pesquisa plástica caminha pela materialidade das mãos, dos saberes tradicionais, dos manuseios artesanais da terra e da manipulação de pigmentos naturais em algodão cru, mesclando as linguagens da pintura, instalação artística e da fotografia. Em 2022 Brenda recebeu o prêmio FUNARTE Olímpiadas de Artes Visuais. Seu trabalho já foi exposto em diversos centros culturais, tais como Centro Cultural de São Paulo - CCSP, SESC Piracicaba/SP, Centro Cultural Justiça Federal - CCJF (RJ), Instituto Nise da Silveira - Espaço Travessia (RJ), Centro de Artes Calouste Gulbenkian (RJ) e Centro Cultural Correios RJ (2024).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España