Descripción de la Exposición
Odores, café, borra de café, xícaras, sabor, papel, nanquim, palavras, grãos de café, ancinho de madeira, fogo, ruídos, transparência, velar, apagamento e o pó do café, são partes da exposição campoamor. São os elementos da memória e experiências que a artista Raquel Fayad traz para a mostra na Fundação Marcos Amaro, na Sala de Exposições Rolim Amaro.
O café, um desses elementos a compor a obra, é a planta lendária que tem sua origem nas montanhas da antiga Abissínia, atual Etiópia, onde foi cultivado na província de Kaffa. O gesto de beber e servir, com o tempo, passou a ser cultural.
A sua borra, aquele restinho que fica no fundo da xícara, é a matéria pictórica plástica para a artista Raquel Fayad. Um exercício de colecionar guardanapos manchados por esta tinta de pigmentos naturais, que agindo sobre o papel adquire a coloração sépia. Memória e afeto são os elementos a compor esses desenhos.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España