Descripción de la Exposición
UTOPOS aborda a relação com o meio ambiente, seja natural, seja cultural, através de um recorte de artistas e obras de caráter pluricultural. Buscando a raiz da palavra utopia define-se o termo UTOPOS como não-lugar. O não-lugar — UTOPOS — indica o impulso de alteridade presente em quem faz da arte um projeto de vida, no contemporâneo, e determina a posição instável e ambígua da arte contemporânea que, no entanto, possibilita atravessar fronteiras físicas e simbólicas, e oportuniza o jogo entre uma realidade que nos desafia, e quimeras que impelem o imaginário a reinventar possibilidades e promover diferenças, instigar singularidades.
A exposição apresenta 10 artistas que desenvolvem seus projetos de arte no contexto de pesquisas acadêmicas de pós-graduação. A relação arte e pesquisa tem-se mostrado produtiva diante dos desafios colocados pelo caráter plural da arte contemporânea. Ao mesmo tempo em que o artista desenvolve uma proposta artística, é impelido pensar condições em que sua produção opera no sistema da arte, e diante dos desafios impostos pela cultura e sociedades atuais. Dessa forma, prática e teoria se entrelaçam na pesquisa em poéticas visuais como um campo aberto a investigações. A mostra apresenta artistas que vivem e desenvolvem suas carreiras no Brasil — Camila Moreira, Claudia Hamerski, Carlos Donaduzzi, Fernando Bakos, Glaucis de Moraes, Sandra Rey — e na França — Eliane Chiron, Hervé Penhoat, Lina El-Herfi e Susanne Müller.
Experiências multiculturais fazem parte dos currículos e das vivências dos artistas. As obras apresentadas abrangem reverberações dos contextos políticos locais e globais, e projetam-se como um território de experiências mediado por imagens, formas e objetos através das quais circulam ideias e pequenos eventos disruptivos, ancorados em acontecimentos reais com os quais nos defrontamos no mundo atual.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España