Descripción de la Exposición
No dia 13 de dezembro, das 17h às 22h, 'A Estufa' + 'Emma Thomas' inauguram um programa de três meses de intervenções e instalações que se relacionam com as disfunções da ideologia do capital e também sua contraposição, a reconexão com a natureza. O próprio espaço expositivo como um site specific, abriga ações, obras, performances e projetos que se relacionam com a investigação de ciclos, processos de transformação e impermanência. O artista e designer Ramsés Marçal inaugura esta parceria com uma série de esculturas que, em uma primeira camada, dialoga sobre o peso da existência ou da cultura de consumo. A mostra Bursa fica em cartaz até 15 de janeiro.
"BOLSAS DE PEDRA" - RAMSÉS MARÇAL
Por: Fred Goyanna
Na atual relação entre arte e consumismo percebemos aspectos bem diversos daqueles observados nas primeiras produções da Pop Art, ainda nos anos 1960. Se antes tínhamos artistas com posturas irônicas e questionadoras, hoje assistimos à construção de uma afinidade mais sutil, e mais perigosa, entre os mundos das artes e do consumo. Sente-se, em parte da produção contemporânea, mais vontade de ser consumida do que de abordar, de maneira talvez incômoda, o fenômeno do consumismo e o seu vazio.
Ramsés Marçal nos apresenta bolsas de pedra.
É com esse objeto-fetiche que ele enfrenta a contradição e questiona a aparente impossibilidade da arte ser consumida e, ao mesmo tempo, questionar o próprio consumo. Mais que isso. Sem abrir mão da sua poética_ onde a violência, a morte, as dores de amores sempre estiveram presentes_ ele comenta "o peso de existir" enquanto extrai da pedra dura a leveza visual possível nesses tempos de consumo pesado.
A sua trajetória, que vai do pragmatismo do design à sublimação artística, é marcada pela presença dos conteúdos mais crus e mais pulsantes da vida. Neste trabalho, porém, é como se uma sensibilidade feminina tivesse se aproximado do artista. Uma mulher passou por aqui. Desfilando, vaidosa, vida afora ela esconde um segredo. De repente, num encontro, arma na mão, tudo se esclarece:
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España