Descripción de la Exposición
A produção artística de Pedro Caetano (*1979, São Paulo) é baseada na fricção entre elementos e signos culturais contrastantes; principalmente na relação e limites entre alta cultura e cultura popular. O artista parte de procedimentos estruturais da pop art - e sua reverência crítica a elementos da cultura popular - para estabelecer relações em alto contraste que evidenciem as contradições do establishment capitalista, do mercado de arte e da prática artística contemporânea dentro do contexto colonial/cultural brasileiro.
Para a exposição «bunda banana arte contemporânea», Pedro Caetano propõe uma recontextualização da Vitrine da KUNSTHALLE São Paulo, lembrando que o imóvel fora outrora uma loja de biquinis. Utilizando em sua vitrine elementos decorativos do gosto popular que lhe causam, ao mesmo tempo, fascínio e repulsa - o piso frio, o azulejo branco, a luz fluorescente, a sanca de gesso e os manequins do comércio popular da cidade - o artista cria um diálogo entre o bairro de Pinheiros e os bairros do Parí e do Bom Retiro, no centro da cidade, por onde costuma circular. Adicionando à esse ambiente gélido máscaras (pinturas) baseadas em tons primários rebaixados, o artista busca promover um ponto de contato afetivo entre a representação comercial típica da arte contemporânea e a representação comercial típica da cultura popular brasileira; entre o espectador que a olha a bunda e recebe em troca o olhar de uma pintura.
Pedro Caetano (*1979, São Paulo) vive e trabalha em São Paulo. É formado em cinema. Apresentou seus trabalhos nas exposições individuais MACHINA ZERO, Alvaro Razuk Arquitetura (2012) e Os Grandes Sucessos de Pedro Caetano, galeria polinesia (2010), ambas em São Paulo. No ano passado participou das exposições coletivas: First Emarald, than Sapphire, Than Black, Akademie der bildenden Künste (2014), Viena; BANANA BOAT, Alvaro Razuk Arquitetura (2014), São Paulo; 32th Coopy RIghOTs - we MADE it READI, in Brazil!, 8. Salon (2014), Hamburgo; A Two-dimensional Surface Without Any Articulation is a Dead Experience, Beatricks (2014), Milão.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España