Descripción de la Exposición
Jiri Georg Dokoupil artista de nacionalidade Checa, nasceu em Krnov em 1954. Vive e trabalha entre Berlim, Madrid e Praga. Em 1976 integrou a Academia de Belas Artes de Colónia. Teve aulas também nas Universidades de Frankfurt e Cooper Union, em Nova Iorque, onde conviveu com o artista conceitual Hans Haacke. De 1983 a 84, Dokoupil foi professor convidado na Escola de Belas Artes de Dusseldorf e, posteriormente, na de Madrid. Em 1979, juntamente com artistas como Hans Peter Adamski, Peter Bömmels e Walter Dahn fundou o Grupo Mülheimer Freiheit. Pouco tempo depois Paul Maenz convidou Dokoupil para realizar a primeira exposição individual que aconteceu no ano de 1982.
Entrou em várias exposições individuais, sobretudo nas galerias que o representam, Galeria Bruno Bischofberger na Suíça, Juana de Aizpuru em Espanha, Paul Kasmin nos Estados Unidos.O seu trabalho figura em várias colecções internacionais, das quais, Neue Galerie, Berlim; Staatsgalerie, Estugarda; The National Museum of Contemporary Art, Seoul; Kunstmuseum Horsens, Denmark; The Rubell Family Collection, Miami, FL; Société General Collection, Paris; Migros Museum, Zurich; Centre Georges Pompidou, Paris; entre outras.
As pinturas de borbulhas de Jiri Dokoupil que agora são apresentadas no Porto, não só são o resultado mais actualizado da série que leva o mesmo nome, como podem ser considerados um epítome da obra realizada por este artista checo durante os últimos 25 anos. Uma constante experimentação técnica junto a uma interiorização muito aberta do que supõe a prática artística, foram dois aspectos essenciais desta viagem tanto mental quanto física. Uma viagem que, ao lado da obra, para qualquer expectador do planeta amante da arte, pode ir desde a luz inicial gerada durante as fases iniciais da criação do universo até aos detalhes mais insignificantes ou fragmentários da sua memória pessoal, todo ele sustentado na base pela história da arte.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España