Descripción de la Exposición
A série de fotografias Brasília do cineasta Jorge Bodanzky (1942), apresentada pelo Instituto Moreira Salles no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca, faz parte do acervo do artista, incorporado às coleções do IMS em 2013. As 11 imagens que estão na mostra foram feitas entre 1964 e 1965, período inicial da ditadura militar no Brasil.
Estudante de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), Bodanzky teve aulas com intelectuais de peso, como Athos Bulcão, Luis Humberto e Amélia Toledo. Foi com câmeras emprestadas por Amélia e Humberto que ele se aventurou na fotografia, registrando a rotina dos estudantes, as incursões no cerrado e cenas de uma Brasília ainda em construção. A mostra apresenta esta pequena série de vistas da cidade, muitas delas feitas de dentro de um carro.
Com o golpe militar em 31 de março de 1964, Bodanzky não pôde concluir seu curso, voltou para São Paulo e, logo depois, embarcou para a Alemanha, onde foi estudar cinema. No regresso à capital paulista, trabalhou alguns anos como repórter fotográfico, para em seguida se dedicar a sua carreira como cineasta.
“Sou o que sou hoje em função desses acontecimentos. Fazer cultura era uma atitude política”, relembra Bodanzky.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España