Descripción de la Exposición
A exposição Bote, com desenhos da artista plástica e poeta Marta Caldas, dá continuidade ao programa do ciclo de arte contemporânea Eklektikós, fruto da parceria Artadentro/Museu Municipal de Faro.
O termo “bote” é rico de sentidos com aplicação possível aos desenhos que compõem esta mostra: desde logo o de “escaler” ou de “pequeno barco a remos ou à vela”, que apela a um percurso; o de “golpe”, como numa acção rápida e decidida; ou “perda” e “desfalque”, associados às ideias de “tornar boto ou rombo”, e por contração de desbotar, “perder a cor”, “esmaecer”; mesmo pela corrente utilização que do termo se faz no português do brasil, sempre implicando uma acção de pôr ou tirar; e mesmo “ir no bote”, no sentido de confundir e/ou enganar.
Este Bote, que Marta Caldas agora nos propõe, apresenta um conjunto de desenhos a grafite s/papel, com um carácter intimista — no sentido em que apela a um público restrito, dotado de uma sensibilidade apurada. Um desenho que, como diria o filósofo, trabalha as “pequenas percepções”.
O facto, é que não podemos deixar de ter em conta o duplo talento de Marta Caldas para a poesia e para o desenho. E, como será possível constatar nesta ocasião: se na sua poesia há muito desenho, com certeza que no seu desenho há muita poesia.
— Quem por isso se interessar, poderá adquirir o novo livro “e aquáticos” de Marta Caldas, durante a exposição.
Sobre a artista:
Marta Caldas(Lisboa, 1982), expõe regularmente as suas obras desde 2006. Para além de exposições e projectos individuais, tem participado em exposições colectivas e colabora com frequência em projectos e «peças – exercícios» com outros artistas, nomeadamente com Armanda Duarte, Eduardo Petersen, Maria Teresa Silva, Mariana Ramos e Thierry Simões. Em 2012, integra o Viewing Program do Drawing Center, Nova Iorque.
Como escritora/poetisa, publica em 2014 e 2018, pela Editora Hélastre, os livros “Abecedário abetardário” e “Fotografismos e instantâneos”, com Regina Guimarães. Em 2019 e 2020, publica pela Editora Douda Correria os livros “Assembleia” e “e aquáticos”.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España