Descripción de la Exposición
Há todo um mundo simbólico que é reflectido pela exposição de Pedro Calapez no Sismógrafo. Formada por um conjunto de pinturas inéditas de três séries que o artista tem vindo a desenvolver recentemente, a mostra desenvolve-se sobretudo a partir de duas linhas temáticas: a paisagem e o espelho negro. É no cruzamento de ambas que se produz um inesperado efeito, pois aquilo de que nos apercebemos é estarmos perante obras acerca de estados interiores. Uma obsidiana completa “Bopeep (espantado escuro na nesga do brilho)”, sendo que em noites de lua cheia (25 de Setembro) se devem libertar no exterior as energias negativas captadas pelo objecto.
É do rápido arrefecimento da lava de um vulcão que se forma a obsidiana, mineralóide simultaneamente duro e frágil e com uma particular natureza vítrea, a qual permite este sólido ser usado, depois de polido, enquanto espelho. A etimologia do nome deriva da “História Natural”, enciclopédia escrita por Plínio, o Velho, publicada entre os anos 77 e 79 da nossa era. Nesse texto, o naturalista romano refere um “vidro vulcânico encontrado na Etiópia por Obsius, um explorador romano, a que fora dado o nome de obsiānus lapis, em honra do seu descobridor.”
No caso da exposição de Pedro Calapez, importa referir o facto dos espelhos negros serem considerados na cultura mesoamericana, sobretudo no período pós-clássico tardio (c.1200-1521), como portais para o mundo subterrâneo, permitindo assim o acesso ao reino dos mortos. Há mesmo uma importante divindade azteca, Tezcatlipoca, que era considerada como a incorporação sobrenatural de um espelho em obsidiana polida. Em diversas representações deste deus, “detentor do céu e da terra”, observa-se um dos pés substituído por um “espelho fumado” – o significado do seu próprio nome –, enquanto outro destes objectos pode surgir no peito ou na parte de trás da cabeça.
Actualidad, 07 sep de 2018
Portugal se prepara para la nueva temporada: media docena de exposiciones imprescindibles
Por Paula Alonso Poza
La primera quincena de septiembre trae algunos estrenos destacados, aunque la mayoría de espacios esperan unos días más para presentar sus apuestas. El protagonista de la rentrée lusa es, una vez más, ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España