Descripción del Premio
A pesquisadora Alessandra Vannucci é a vencedora da segunda edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Ela foi contemplada pelo projeto Fechar os olhos para ver: o banal insólito nas imagens e no pensamento fotográfico de Stefania Bril.
Alessandra é dramaturga e diretora de teatro italiana. Formada em letras pela Universidade de Bologna, possui mestrado em teatro pela UniRio e doutorado em letras pela PUC-Rio. É professora de linguagem fotográfica e direção teatral na Escola de Comunicação da UFRJ.
É autora, entre outros livros, de Uma amizade revelada: correspondência entre o imperador dom pedro II e Adelaide Ristori, a maior atriz do seu tempo (Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004); Crítica da razão teatral: o teatro no Brasil visto por Ruggero Jacobbi (São Paulo: Perspectiva, 2005); Un baritono ai tropici. Diário di Giuseppe Banfi del Paraná. 1858 (Reggio Emilia: Diabasis, 2008) e A missão italiana: histórias de uma geração de diretores italianos no Brasil (São Paulo: Perspectiva, 2014).
Vannucci receberá o valor de R$ 30 mil, que será pago em 12 parcelas mensais de R$ 2.500,00. Em contrapartida, desenvolverá parte das atividades de pesquisa presencialmente na sede carioca do IMS, onde se encontra o acervo de fotografia, com acesso ao banco de dados e à documentação produzida por Stefania Bril. Após a conclusão do projeto, cuja duração máxima é de um ano, a pesquisadora apresentará um relatório final e um artigo de conclusão do trabalho, além de proferir uma palestra aberta ao público sobre os resultados de seu projeto.
O projeto vencedor foi escolhido por unanimidade por uma comissão formada por Ricardo Mendes, parecerista convidado, pesquisador de fotografia e coordenador do FotoPlus, site de referência em história da fotografia no Brasil; Flávio Pinheiro,
superintendente executivo do IMS; Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS; e Ileana Pradilla, responsável pelo núcleo de pesquisa em fotografia da mesma instituição.
A bolsa tem como objetivo estimular o estudo da história da fotografia brasileira. Nesta segunda edição, foi selecionado um projeto inédito baseado na produção da fotógrafa e crítica Stefania Bril (1922-1992), cujo arquivo está sob a guarda do IMS. Entre 5 de
agosto e 4 de outubro de 2019, o programa de bolsas recebeu 46 projetos de autoria de 32 pesquisadoras mulheres e 14 homens, de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Paraíba.
O eixo temático proposto era Stefania Bril. Fotografia como ação ampliada: prática, crítica e ativação do campo da fotografia 1970-1990.
------------------
Em sua edição 2019, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem por objetivo promover a realização de um estudo sobre a produção de Stefania Bril (1922-1992), em suas diversas facetas, a partir do arquivo produzido pela autora, buscando compreender sua contribuição para o adensamento do campo da fotografia no Brasil entre 1970 e 1992.
Além de preencher o formulário, os interessados devem enviar o projeto de pesquisa, entre outros documentos elencados no edital, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br até o dia 4 de outubro de 2019.
Premio. 05 ago de 2019 - 04 oct de 2019 / Rio de Janeiro, Brasil
Premio. 05 ago de 2019 - 04 oct de 2019 / Rio de Janeiro, Brasil
Premio. 05 ago de 2019 - 04 oct de 2019 / Rio de Janeiro, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España