Descripción de la Exposición
A EXPOSIÇÃO
Para e exposição coletiva de artes visuais “Blue & Blues”, 31 artistas, de diferentes técnicas e estilos participarão com obras que dialogam com as emoções e sentimentos mais intimistas e introspectivos evocados pelo azul.
Na abertura da mostra, haverá a apresentação dos músicos – Fernando Naviskas – Percussão e voz e Sebastian - piano e voz – com um repertório selecionado, que construirá uma ponte entre a cor azul e certos estados de alma.
Músicos:
Fernando Naviskas – voz e percussão
Sebastian - piano e voz
A CURADORIA
Sandra Honors, Curadora dessa Mostra, desenvolveu o tema, com base em reflexões como as abaixo:
Para os Egípcios, o azul estava associado ao céu e às divindades. Eles obtinham o pigmento, combinando calcário, areia, e algum mineral que contivesse cobre, que aquecido resultava num vidro de tonalidade azul opaco, triturado e misturado a algum aglutinante.
No período medieval, o uso do dourado para representar o céu era a marca da pintura bizantina, simbolizando a casa da vida eterna. No entanto, Giotto inova ao usar o azul para representar o céu, refletindo uma visão mais humana e realista de mundo.
Esse azul, feito a partir da pedra semipreciosa lápis-lazúli, obtida por meio da mineração da rocha, na região onde atualmente é o Afeganistão, era o azul ultramarino, que chegou a ser mais valioso que o ouro, usado apenas nos motivos mais importantes das pinturas como, o manto da Virgem Maria.
Em sua obra “Moça com Brinco de Pérola”, Johannes Vermeer pintou a parte azul do turbante da moça com azul ultramarino. Mesmo em situação econômica precária, o pintor continuou fazendo uso de tal pigmento em suas pinturas.
Pablo Picasso teve sua fase azul. “Comecei a pintar em azul, quando soube que Casagemas havia morrido”, escreveu o artista, referindo-se ao amigo que cometeu suicídio em 1901, após ter sido rejeitado por uma mulher por quem estava apaixonado.
Van Gogh dizia “eu não me canso da cor azul!” E como não se extasiar diante de sua obra “Noite estrelada sobre Ródano”, onde vemos refletidas sobre o rio, as luzes naturais das estrelas e a iluminação das casas?
Yves Klein, para traduzir a imaterialidade e a imensidão de sua própria visão de mundo criou seu próprio pigmento azul. O “International Klein Blue”, e em suas telas monocromáticas, cria o conceito cósmico do “vazio”.
Ao azul, vários significados e simbolismos foram atribuídos: tranquilidade, serenidade, harmonia, assim como frieza, monotonia e depressão. Simbolizando a água, o céu e o infinito, a pureza e a divindade!
Para o artista, uma viagem...para o observador, uma fascinação.
OS ARTISTAS
31 artistas, de diferentes técnicas e estilos que participarão, cada um, com obras que dialogam com as emoções e sentimentos mais intimistas e introspectivos evocados pelo pigmento azul, são eles:
Artistas:
Aidê Zorek - Chana Rosenberg - Clóvis Loureiro - Eliane Amorim - Felix Fassone - Fernando Naviskas - Fuzi Daki - Kátia Almeida - Kiki Stefani - Kity Mendonça - Krys Potter- Laila Guimarães - Lélia Accioli - Luisa Dequesh – Marisa Romeu - Marcello Jardim - Nancy Passos - Nati Sàez - Paulette Gerecht - Ramona Kiessling - Regina Freitas - Regina Helene - Sônia Scalabrin - Suely Mello - Zilamar Takeda.
Ceramistas:
Adelisa Ribeiro Machado - Angela Zambeli - Cibele Nakamura - Rita Tucci - Simone Ztelltzer – Soraia Persoli
O ESPACIO URUGUAY
O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e trabalhos novos!!!
Como incentivador da produção artística atual, o Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, para suas atividades de negócios, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de arte do Brasil.
Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido. Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro da arte contemporânea, aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo, que aqui desenvolve suas atividades com todas as facilidades necessárias, disfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.
Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à arte. O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida. Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España