Descripción de la Exposición
No Photoshop, a ferramenta blending cria uma série de frames intermediários entre duas ou mais layers, criando a ilusão de uma transição entre elas. Já no Illustrator, cria uma série de formas que variam gradualmente entre dois ou mais objetos, criando a ilusão de uma transição suave entre eles.
Nesta exposição é continuada a anterior pesquisa, que inclui o uso de vidro e transparências, procurando formas diferentes de apresentar a luz nas pinturas. Nestes trabalhos, a tela volta a ser suporte, e é adotado um fundo maioritaria- mente branco, não interferindo tanto com as formas transparentes.
O tema da luz é recorrente no trabalho de Gil Madeira, o artista sempre esteve interessado em explorar as formas como a luz pode ser representada ou existir nas pinturas. A utilização de ecrãs e tecnologias digitais na vida quotidiana tem tido uma influência na forma como percebemos a luz e isso é refletido no trabalho. As imagens referem-se claramente a meios digitais, o que cria uma sensação de familiaridade para o espectador, pois é algo que estamos acostumados a ver diariamente.
“Blending” apresenta uma hipótese de como se poderiam transferir certas cores, sobreposições e efeitos de luz do ecrã para uma pintura. Procuram-se relações entre imagens geradas digitalmente e pinturas feitas à mão, mas também se reflete sobre o impacto que a tecnologia tem nas imagens e na estética na sociedade atual.
(Texto escrito com recurso a inteligência artificial.)
-------------------------------
Gil Madeira vive e trabalha no Porto. Licenciado pela Faculdade de Belas Artes do Porto (2012) prosseguiu estudos na Akademie der Bildende Kunste em Viena. Expõe regularmente desde 2010.
Na sua prática artística, Gil Madeira trabalha a luz e a cor tentando aproximar a pintura à ideia de ecrã, ao digital, ou à estética a si associada – a do liso e do polido
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España