Descripción de la Exposición
O Billboard-Project prepara a sua terceira edição com mais obras inéditas, desta vez, da autoria do conceituado artista britânico Jason Martin que vive e trabalha entre Londres e o Portugal, onde tem um atelier na Costa Alentejana. O projecto está integrado no circuito da ARCO Lisboa.
Depois de ter apresentado com enorme sucesso os primeiros momentos de “um roteiro artístico” com nomes consagrados de norte a sul, do país, o Billboard Project inaugura a 24 de Maio, junto ao Museu dos Coches (Belém, Lisboa) um trabalho de Jason Martin e, em simultâneo, junto à Praça do Município de Faro, uma obra da famosa dupla Gilbert&George.
A grande surpresa deste terceiro momento acontece na mesma semana, a 27 de Maio, com a inauguração da primeira exposição individual - Big Dark Oils - do artista Jason Martin em Lisboa, no espaço Pavilhão 31 do CPHL. O artista fez questão de através de um texto na primeira pessoa dar a conhecer a todos a sua visão e as variantes do seu processo criativo. Com fortes ligações a Portugal, Jason Martin será uma das matrizes para um outro projecto expositivo da P28 - A Entrevista - que consiste numa troca de papéis entre cinco Artistas consagrados e Artistas do atelier de artes plásticas do serviço de reabilitação do CHPL. Tanto o Billboard Project, como a exposição no Pavilhão 31, foram cuidadosamente programados por este ano integrarem a programação da ARCO Lisboa e, assim, poderem ser apreciados pelos muitos coleccionadores e visitantes que são esperados para o evento-irmão da conceituada feira internacional de arte contemporânea criada em Madrid em 1987.
O Pavilhão 31 é um espaço no qual se promove o desenvolvimento artístico no máximo das suas vertentes, reabilitando mentalidade e apostando numa acção de responsabilidade social direccionada para a doença mental. Liderado por Sandro Resende, que há mais de uma década dá aulas de artes plásticas aos utentes do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, o Pavilhão 31 tem desde então aliado artistas consagrados, nacional e internacionalmente – como Pedro Cabrita Reis, Jorge Molder, Souto Moura e Jeff Koons – com o trabalho desenvolvido no ateliê de artes plásticas do CHPL, através de exposições conjuntas. Inaugurado em Março de 2012, o Pavilhão 31 tem tido um enorme reconhecimento em Portugal e no estrangeiro, tendo já merecido coberturas jornalísticas em órgãos de media internacionais tão conceituados quanto os espanhóis El País, El Mundo e TVE, a norte-americana Forbes, e o britânico The Guardian.
Durante um ano, o Billboard Project proporcionará aos portugueses seis momentos expositivos, entre Lisboa e Faro, com artistas de renome mundial, entre os quais, Jeff Koons, Gilbert&George e Clifford Ross.
Com a direcção artística de António Homem, responsável pela colecção Sonnabend, e de Sandro Resende, da P28 e do Projecto Contentores, o Billboard Project tem o intuito de chegar ao cidadão comum, além da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade de qualquer pessoa e indo directamente ao seu encontro com arte contemporânea.
JASON MARTIN EM LISBOA
O estilo singular de Jason Martin trabalhar as superfícies luxuosos de suas pinturas monocromáticas com um pente construído para o efeito tornou-o conhecido internacionalmente. Nasceu em Londres em 1970, mas só na década de 90 é que foi reconhecido internacionalmente. Para o artista são as pinceladas que definem o tema da peça mas o que dá início ao processo criativo é a cor. Nas suas obras podemos observar oscilações entre a escultura e a pintura, percepcionando o vigor da acção e ao mesmo tempo o controlo do pincel.
Jason Martin frequentou Chelsea School of Art e Goldsmiths College, em Londres. Já expôs individualmente, no Palazzo Cavalli-Franchetti, em Veneza (2013), no Le Consortium, em Dijon, França (2012), no Peggy Guggenheim Collection, em Veneza (2009), no Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani de Palma, em Espanha (2008), no Kunstverein Kreis Gütersloh , na Alemanha (2007), no Centro de Arte Contemporânea de Málaga, Espanha (2005).
Já ganhou prémios, como o John Moores 21, na Bienal de Liverpool de Arte Contemporânea , Inglaterra (1999) e o Golfo della Spezia, na Bienal Europeia das Artes Visuais, La Spezia, em Itália (2000). Actualmente, Jason Martin vive e trabalha entre Londres e Portugal.
Grandes Eventos, 20 may de 2016
ARCOlisboa recibe el máximo apoyo de la escena cultural lisboeta
Por ARTEINFORMADO
Durante cinco días Lisboa se convierte en la capital del arte contemporáneo con la celebración de la feria y la visita a cerca de 80 exposiciones en los mejores museos, ...
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte