Descripción de la Exposición
Renovada, reestruturada e preparada para novos desafios, esta iniciativa regressou depois de dez anos de interregno. Foram definidas novas formas de categorização das obras a concurso, assim como dada a possibilidade aos candidatos de apresentarem os seus trabalhos em 2D, 3D e 4D.
Nesta edição foram rececionadas 53 candidaturas de jovens cidadãos, nacionais e estrangeiros, residentes no território português, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
Do conjunto de obras selecionadas, o júri atribuiu o 1.º prémio, no valor de 1.500 euros, à obra Retrato Colectivo: 60 pessoas, de André Martins, assim como a oportunidade de realizar uma exposição individual, num espaço municipal. O 2.º prémio, no valor de mil euros, distinguiu a obra Projecto de Retrato, de Pontes do Carmo, e o 3.º prémio, no valor de 500 euros, a obra Celeno, de Daniel Alfacinha.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, o vice-presidente, Paulo Piteira, e a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos.
Paulo Piteira mostrou a convicção de que esta iniciativa “é muito útil e importante para os artistas do país, por poder contribuir para que os jovens em início de carreira possam apresentar as suas obras. Esta é uma iniciativa que se insere numa linha de trabalho que pretende apoiar os jovens criadores”.
Já o presidente da Câmara considerou esta Bienal “um dos pontos altos das iniciativas municipais. É nosso dever proporcionar esta oportunidade para a carreira dos jovens artistas. A Câmara Municipal de Loures também se prestigia ao recebê-los”.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España