Inicio » Agenda de Arte

Bhering - Balas, chocolate e arte

Exposición / Artágora Galería Virtual / Antonio Buero Vallejo, 1 / Sevilla, España
Ver mapa


Cuándo:
13 ene de 2012 - 13 feb de 2012

Inauguración:
13 ene de 2012

Organizada por:
Artágora Galería Virtual

Artistas participantes:
Paulo Rigaud Navega
Etiquetas
Fotografía  Fotografía en Sevilla 

       


Descripción de la Exposición

La fábrica de chocolate Bhering ha hecho la felicidad de los niños en todo el Brasil. La memoria afectiva de los chocolates y los dulces degustados en la infancia, contrasta con el aspecto de abandono de la antigua planta, expresión de tanta alegría infantil, y tema de la exposición fotográfica.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Construída em 1934, a Fábrica de Chocolates Bhering, com uma área de 20 mil metros quadrados, com mais de mil operários trabalhando nos cinco largos andares. Entretanto as ruas estreitas e o transito sempre caótico do Centro do Rio de Janeiro, dificultava sobremaneira o esforço de logística da fábrica e obrigou uma mudança para outro estado (Minas Gerais) onde hoje só produz o café Globo e o chocolate em pó Bhering.

 

As ferragens para a construção da fábrica vieram de navio da Alemanha para o edifício de quatro pavimentos e um térreo, com mais de 15 mil metros quadrados em estrutura metálica altamente reforçada para suportar as pesadíssimas máquinas da antiga indústria. O relógio antigo, no topo do telhado, é original do início do século XX, os elevadores têm portas pantográficas e todo o ambiente dramático de uma fábrica ora poderosa, agora ruínas, atraiu meu olhar para essa transformação.

 

As fotografias da série BHERING - BALAS, CHOTOLATE E ARTE, são a expressão da história de geração de tanta alegria ao longo de décadas de atividade, onde a Fábrica de Chocolates Bhering fez a felicidade de uma infinidade de crianças de todo o Brasil (dentre elas, eu mesmo!). A memória afetiva das balas e chocolates degustados na avidez infantil, não combina com o aspecto de abandono da antiga fábrica e por isso se torna tão interessante essa série de fotografias!

 

As possibilidades da exploração fotográfica - arqueologia industrial feita da BHERING não deixa dúvidas que o tempo passa e onde se fabricavam sorrisos, hoje encontramos poeira, ferrugem e o ostracismo gerado pelo abandono.

 

Mas o fantástico em relação à antiga fábrica é que há um grande movimento de artistas contemporâneos se instalando nas dependências abandonadas e dando cara nova ao prédio.

 

Na mesma fábrica aonde, há décadas, foram produzidas toneladas de balas e chocolates, hoje se instala uma série de ateliês e estúdios de artistas. O local até então abandonado e obscuro ganha novo uso, o que devolveu vida e atividade ao antigo prédio da Fábrica da Bhering no bairro do Santo Cristo no Rio de Janeiro.

 

Talvez por ser um espaço pensado de maneira despretensiosa e sem qualquer intuito em comum entre os ocupantes, fez com que a pluralidade de linguagens e propostas desenvolvidas independentemente, pudessem dar início à transformação daquele ambiente peculiar em um lugar de produção e possíveis trocas.

 

E é essa relação entre o antigo (o abandono e o ostracismo da estrutura) e o novo que vem com os artistas contemporâneos cariocas, que 'invadiram' a Bhering e a tornaram viva novamente, me levaram a pensar as fotografias dessa série BHERING - BALAS, CHOTOLATE E ARTE.

 


Imágenes de la Exposición
Paulo Rigaud. Bhering. Río de Janeiro, 2011.

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España