Descripción de la Exposición
Para sua individual na Galeria Rabieh, a paulistana Andrea Rocco não poupou esforços: além de cerca de dez pinturas e mais de cinquenta trabalhos em papel, 1.300 desenhos forrarão as paredes do espaço expositivo principal da galeria, criando uma espécie de papel de parede. Intitulada Beautify, a mostra tem curadoria de Angélica de Moraes e vernissage dia 18 de novembro. A visitação se estende até 19 de dezembro.
Em um procedimento tipicamente pop, Andrea trabalha por apropriação de imagens, captadas de diferentes períodos históricos, sem distinção entre fontes da cultura de massas ou da História da Arte, elaborando um léxico que ela mobiliza para diferentes suportes e linguagens. Muitas das figuras presentes em seu “papel de parede”, por exemplo, reaparecem nas telas, aquarelas e outros trabalhos sobre papel, todos criados através de procedimentos de aglutinação e sobreposição, denunciando uma compreensão ampliada da colagem. No caso das pinturas, essa característica é exacerbada pelo uso de tinta acrílica e a óleo, o que cria camadas de profundidades distintas dentro do espaço pictórico. É essa particular lógica operacional que nos permite interpretar o espaço expositivo maior, coberto por seu “papel de parede”, como uma grande obra instalativa, em que as camadas de colagens têm a potência de ocupar virtualmente o espaço tridimensional.
O segundo espaço expositivo é dedicado a trabalhos em papel de grandes e médias dimensões, além de interferências sobre tapeçaria. Nesta sala, ao léxico característico da artista juntam-se stickers, peças de futebol de botão e até uma citação das personagens de Norman Rockwell, acentuando o caráter irônico de todo conjunto. Parte importante desse segmento são as aquarelas sobre gravuras do século 18 do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira. Como observa Angélica de Moraes em seu texto crítico para a mostra, “Andrea Rocco nos remete à mudança de percepção ocorrida na contemporaneidade, quando nos maravilhamos e angustiamos com a enorme expansão espaço-temporal da produção e acúmulo do conhecimento aderido às imagens e suas leituras. Nossa percepção de mundo agora é necessariamente fragmentária, contingente, articulada para um momento fugaz que logo será outro. Ao articular esses fragmentos, Andrea Rocco aciona um fino humor e nos convida a também encontrar nexos próprios, mutáveis, sedutoramente cambiantes como um caleidoscópio”.
Sobre Andrea Rocco (São Paulo, SP, 1977) Andrea Rocco vive e trabalha em São Paulo. Estudou pintura e desenho na Parsons School (Nova York), é graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e em Educação Artística pela FAAP, onde também realizou uma pós-graduação em História da Arte. A artista tem participado de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, como “Brazilian Modern: Icons and Innovation”, em Bruxelas (2012), e “Arte pela Amazônia”, na Fundação Bienal de São Paulo (2008). Apresentou individuais na Galeria Thomas Cohn (2008 e 2010) e Laura Marsiaj (2013). Foi contemplada com o Prêmio Aquisição do Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2013), recebeu o primeiro lugar na Exposição Anual de Artes Plásticas da FAAP (2003) e uma menção honrosa na edição de 2006 desse mesmo evento.
Sobre Angélica de Moraes Angélica de Moraes é crítica de arte, jornalista cultural e curadora. Integrou a equipe fundadora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, onde escreveu sobre artes visuais e fez cobertura de mostras internacionais (Veneza, Kassel etc) por mais de uma década. Foi da equipe fundadora da revista Select, onde ocupou o cargo de editora de artes visuais (2011-2012). Colabora atualmente com várias revistas de arte, entre elas Arte!Brasileiros (SP) e ArtNexus (Colômbia). Foi curadora da mostra inaugural do Santander Cultural (Porto Alegre, 2001) e curadora-coordenadora do primeiro Rumos Visuais Itaú Cultural (1999-2000). Organizou individuais e coletivas para instituições como MASP, Pinacoteca do Estado (SP), Sesc Pompeia, MAM-SP, Paço das Artes (SP) e Paço Imperial (RJ). Entre os livros que escreveu está “Alex Flemming” (Ed. Cosac, 2012), sendo coautora do livro “O Valor da Obra de Arte” (Metalivros, 2014). Entre 2008 e 2009, integrou a equipe brasileira de pesquisadores do projeto Documents of 20th Century Latin American and Latino Art. A Digital Archive and Publications Project, desenvolvido pelo Museum of Fine Arts, (Houston, Texas, EUA).
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España