Descripción de la Exposición
É com muito gosto que a Galeria Belo-Galsterer apresenta Battered Fields a terceira exposição individual de Wolfgang Wirth que marca também a década de colaboração que une a galeria e o artista.
A palavra inglesa “battered” compreende vários significados, tais como espancado, ferido, abusado, danificado, a cair aos bocados... que ressoam no título da exposição e, ao mesmo tempo, descrevem a região devastada pela guerra do leste da Ucrânia, que Wolfgang Wirth coloca no centro da sua exposição.
O artista dedica-se mais uma vez ao tema dos territórios, um fio condutor da sua obra. A base para o conceito desta exposição é um fragmento de um mapa histórico da Segunda Guerra Mundial que mostra as principais partes do leste da Ucrânia. Inclui as regiões (oblasts) de Kharkiv, Donetsk e Luhansk, com Bakhmut, uma das cidades mais afetadas pela guerra atual, no centro do mapa. Neste mapa, o nome de Bakhmut é Artemivsk. Esta cidade foi renomeada várias vezes, o que é caraterístico de muitos locais da região. Com base num estudo exaustivo deste mapa, a exposição aborda de uma forma muito subtil o impacto que a guerra atual, bem como as guerras anteriores e as mudanças e interesses políticos e económicos, tiveram no território em questão, e trata de questões como “ferir”, “inscrever”, “sobrepor”, “cobrir”, “apagar”, “esbater”, “disfarçar”, “interferir”, mas também de aspectos como “pacificar” e “curar”. [...]
(o texto da exposição foi escrito a 4 mãos entre Alda Galsterer e Wolfgang Wirth)
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España