Descripción de la Exposición
Nova exposição do Museu de Arte Contemporâna traz potência artística de Nicolas Henry para Niterói.
Numa mistura entre instalações plásticas e retratos fotográficos, a natureza e a sua beleza espiritual são os temas da nova exposição do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MACNiterói). Badjines, Os Espíritos da Natureza (Les Esprits de la Nature), de Nicolas Henry, abre para o público no domingo, dia 11 de dezembro, apresentando a potência de Casamansa, do Senegal.
Com 12 fotos sobre tecido de 120 x 180 cm, a expo 'Badjines' encanta quem passa pelo pátio do MAC. As instalações que compõem a mostra são fruto de uma residência que o artista Nicolas Henry vivenciou em Casamance, uma região do Senegal localizada ao sul da Gâmbia e a norte da Guiné-Bissau. A mostra fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.
O fotógrafo encontrou refúgio nos vales selvagens de Bretagne, ao atravessar menires, dólmens e lagos de fadas para dar vida às crenças perenes e telúricas das florestas de Huelgoat e dos vales perdidos de Borderhouat. O artista ainda encontrou um estábulo com centenas de cavalos na floresta de Moulières, e o seu caminho se estende pelos quatro cantos dos nossos territórios.
Nas imagens, o público encontra uma mistura de elementos, como sementes, conchas e troncos, que carregam consigo grande significado nas crenças e rezas. Quando perguntou à sua equipe Diola como qualificar as imagens feitas em conjunto, falaram-lhe sobre espírito, o espírito do céu, da terra ou do mar. O que, para Nicolas Henry, reflete os sonhos e a metáfora de uma harmonia com a natureza é para eles a materialização de espíritos vivos a serem honrados, cultivados e invocados em diferentes momentos da vida.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España