Descripción de la Exposición
Segundo Marilice, o termo autoscopia, que dá título à mostra, trata-se, entre outras coisas, do exame de si mesmo, que aqui se estende ao exame da pintura sobre ela mesma. Para essa exposição a artista dá desdobramento a um assunto que há muito tempo lhe ocupa: os procedimentos metapicturais e os mecanismos da representação. Através dos autorretratos, das cenas de atelier, da representação do espectador e das cenas de projeção a pintura transita por sua longa tradição e atualiza-se na medida em que dialoga com outros meios de produção de imagem como a fotografia e o vídeo.
No espaço expositivo a questão da montagem emerge como elemento essencial para a geração de novos significados. Os rebatimentos entre as imagens as tornam interdependentes. Na forma de uma pintura-instalação, as imagens desdobram-se pelas paredes ao modo de uma matrioska russa. Esse processo acumulativo de várias séries, propiciado pela mise en abyme, deflagra um processo autofágico no qual a pintura se nutre, também, de sua própria história, ou seja, daquelas imagens que lhe antecederam.
Nesse jogo de ir e vir do olhar, Marilice discute o lugar da imagem e os pactos que se estabelecem entre o artista, o quadro e aquele que o contempla.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España