Descripción de la Exposición
A Galeria VilaNova apresenta a exposição Atravessar (-se), do artista plástico Rodrigo Edelstein. A palavra é utilizada como uma referência à necessidade ambivalente de abandonar para seguir em frente, de tentar se colocar no lugar do outro e se questionar. Usando uma grande variedade de técnicas mistas sobre diferentes superfícies, alguns papéis, aço carbono, fios de ouro e objetos de demolição, ele expõe 28 obras entre pinturas, esculturas e instalações com curadoria de Bianca Boeckel.
Rodrigo utilizou como componente adicional à mostra o fato de o espaço da galeria estar em reforma como um componente adicional de transitoriedade, conceito pontuado na temática de Atravessar (-se). Segundo o artista, seu trabalho acontece em um momento presente e estático, um momento de constatação e tomada de consciência, mesmo que uma consciência fugaz. "Se desse momento em diante se passarão alguns segundos ou décadas para um novo momento de ação, isso agora, não é uma questão para mim. É importante o momento presente, o surgimento de uma percepção no exato momento em que ela emerge, seja pessoal ou coletiva", reflete o artista. Em seu trabalho, o surgimento de uma ideia ou percepção é sensorial e mesmo que rapidamente se transforme em elaboração racional, emocional ou estética, ela surge, ou pelo menos ele se propõe a tentar mostrar esse momento, ainda mal-acabado, turvo, como se houvesse uma espécie de névoa entre o que ele percebe e o objeto dessa percepção.
É como se houvesse um diálogo entre duas pessoas ou duas situações expostas no momento em que elas estão estáticas e se dão conta de que como está já não funciona mais, mas ainda não há um movimento de transição por meio de palavras ou símbolos. Sobre seu estilo e temáticas em seu processo criativo, diz: "Você pode continuar fazendo a mesma pergunta até achar uma resposta satisfatória e então seguir em frente ou talvez você demore um pouco mais ou mesmo não encontre essa resposta e continue com a mesma pergunta".
Rodrigo Edelstein é reconhecido pelo seu trabalho como designer de mobiliário marcado pelo uso de aço, com peças de estilo industrial e se estabelece no universo das artes plásticas subvertendo a criação, com o mesmo conceito.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España