Descripción de la Exposición
Projeto ‘Ateliê Aberto - Infusão’ explícita o processo criativo de artistas plásticos no Vale do Anhangabaú.
Centro de São Paulo foi escolhido como local para o trabalho.
O Ateliê Aberto - Infusão acontece de 27 de abril a 28 de junho de 2016 sob o emblemático Viaduto do Chá, no centro de São Paulo.
Trata-se de um ateliê transparente que se abre para o Vale do Anhangabaú, aonde os artistas contemporâneos Gustavo Eandi (27/04 até 17/05), Luiza Gottschalk + Marcelo Maffei (18/05 até 07/06) e Sesper (08/06 até 28/06)convidados estarão produzindo obras de arte, assim como trabalhando em conjunto, ensinando e compartilhando experiências com 15 estudantes da rede pública.
Ao final de cada uma das três etapas do projeto, será realizada uma intervenção urbana coletiva, em uma colaboração entre os artistas e os alunos.
O projeto tem curadoria de Lucas Pexão (Galeria FitaTape), idealização de Luiza Gottschalk e Daniela Machado (que também assina a produção executiva) arquitetura de Arkitito, projeto arquitetônico de Tito Ficarelli, designer de interiores de Diego Ferreira e tem parceria de Os Satyros.
DESENHO
Gustavo Eandi (27/04 até 17/05)
Artista argentino de Mar del Plata, Gustavo Eandi ficou conhecido por seus enigmáticos e complexos desenhos em grafite sobre papel. Ainda assim, ele prefere lidar com o conceito de “desenho” da forma mais ampla possível, incluindo design gráfico. Gustavo criou capas de discos para músicos como Madlib e colaborou visualmente com sites como Boiler Room e NTS.LIVE, entre outros projetos. Na seqüência, Eandi abre sua individual ‘Ángel Caído’ (Anjo Caído) na Galeria Fita Tape, no dia 19 de maio de 2016.
PINTURA
Luiza Gottschalk + Marcelo Maffei (18/05 até 07/06)
Mais conhecida como pintora e atriz, Luiza Gottschalk se deixa influenciar pela vivência nessas diferentes formas de expressão. Sua pintura traz elementos figurativos e narrativos relacionados à dramaturgia, mas inclui uma grande dose de abstração nas composições. No Ateliê Aberto, Luiza trabalha em conjunto com o artista visual e cenógrafo Marcelo Maffei, um colaborador de longa data.
COLAGEM
Sesper (08/06 até 28/06)
Artista visual e músico, Alexandre Cruz “Sesper” trabalha a colagem em diferentes escalas e plataformas. Das publicações independentes (zines), passando pelo computador, vídeo, intervenções urbanas e até obras de arte em grandes formatos, ele recorta, cola e transforma imagens que encontra, mas também seus próprios trabalhos antigos, em um processo complexo e contínuo.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte