Descripción de la Exposición
Nadia Aguilera expõe a partir do dia 20 de julho (sábado), no Espaço Cultural Correios Niterói. Na mostra “Assim como aqueles que buscam” a artista reúne cerca de 25 colagens, com base em fotografia. Feitas sobre uma base de lona impressa, as obras de Aguilera remetem à vida nas grandes cidades, com seu emaranhado de fios e arranha-céus, onde algo está prestes a ocorrer. A mostra fica em cartaz até 22 de setembro, com curadoria de Lia do Rio e entrada franca.
A partir do recorte de fotografias pinçadas de livros ou revistas, Nadia Aguilera cria inusitadas paisagens urbanas, montadas sob um frágil e estranho equilíbrio. Num jogo de ‘ressignificados’, o trabalho dela parte da desconstrução de algo que já se apresentava como certo, podendo se transformar em outra coisa agora e também no momento seguinte. “Por meio da colagem quero mostrar o que poder ocorrer no instante imediato. Meu enfoque é esse suspense anterior ao movimento seguinte”, conta a artista.
Segundo Lia do Rio, Nadia Aguilera faz uso de uma técnica mista na qual o desenho, a pintura e a colagem remetem a um tempo em suspensão, como na vivência de um sonho ou recordação. “Objetos e imagens aparecem em meio a arquiteturas urbanas idealizadas, enquanto personagens, por não terem com o que se relacionar concretamente, passam a fazer parte de momentos nos quais algo parece estar sempre prestes a acontecer. A dissociação entre as situações criadas dá ensejo a expectativas não cumpridas”, diz a curadora.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España