Descripción de la Exposición
"As Quedas/The Falls” apresenta uma recente produção do artista Nuno Cera, baseado no seu estudo da passagem do tempo e do fluxo da energia manifestados nas cataratas do Niagara, no Canadá. Hipnotizado e atraído pelas enormes toneladas de água em movimento, Cera explora – em vídeo e fotografia—este excesso de real: 2,6 milhões de água passam sobre a crista das cataratas a cada segundo, com uma surpreendente cor verde, um tributo visível do seu poder erosivo, que vem dos sais dissolvidos da rocha. O som da água corrente ajuda a aumentar a clareza mental e a diminuir a depressão e a infinidade de iões de oxigénio negativos gerados pelo bater da água, produz um efeito positivo no homem.
Como medir a passagem do tempo? Como medir o fluxo de água, jorrando continuamente, que cai abrupto, como se o tempo tivesse interrompido, como se o próprio tempo se libertasse. Ou, ainda, como definir a força do próprio tempo?
Cera convida os espectadores a refletir sobre estas questões, enquanto seduzidos pela experiência audiovisual e do próprio espaço do Convento.
Nuno Cera é fotógrafo e vídeo-artista, nasceu em 1972, em Beja, e vive e trabalha em Lisboa.
O seu trabalho aborda condições espaciais, arquitetura e situações urbanas e naturais de forma poética e documental. As suas obras têm vindo a ser publicadas internacionalmente e apresentou exposições em múltiplas instituições culturais e plataformas expositivas. Os seus trabalhos integram diversas coleções institucionais e privadas.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España