Descripción de la Exposición
A Ato Abstrato – Galeria de Arte, tem o prazer de informar da abertura da exposição de FERNANDO AGUIAR — As Medidas da Linguagem, que ocorrerá no dia 22 de julho de 2021, quinta-feira, das 18,00 às 21.00 horas, na Rua São Sebastião da Pedreira, 72, em Lisboa, e que estará patente até ao dia 26 de agosto de 2021.
A presente exposição é constituída por obras inéditas realizadas nos últimos anos, algumas com o recurso a antigas gravuras tipográficas que constituíram o ponto de partida para criações plásticas em papel vegetal e sobre folhas de polipropileno.
O metro articulado de carpinteiro que, de início, foi pensado para criar um objeto de homenagem a Cildo Meireles, acabou por resultar num elemento gráfico reproduzido nessas pinturas e sobre um conjunto de folhas desdobráveis de etiquetas autocolantes de grandes dimensões.
Uma das series agora apresentada, tem por base a fotografia de uma performance realizada pelo autor no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1985. A série consiste na reprodução dessa imagem (ou a ausência dela) em tela, pintando-a sobre um fundo vermelho, com cores que causassem a estranheza possível. Recorrendo à mesma imagem, foram ainda realizados registos em papel com pintura a aguarela.
Outras pinturas inscrevem breves frases na espessura lateral da grade, que começam no lado esquerdo e terminam no lado oposto da tela, acrescentando texto ao cromatismo do espaço frontal.
A tridimensionalidade nesta exposição é conferida pelo objeto ´Antologia´, uma colagem com capas de livros encadernadas a dourado e penduradas num cabide de madeira também dourado, e por duas esculturas em aço inoxidável.
O conjunto de obras evidencia a expressão linguística e formal de Fernando Aguiar, e de um percurso de experimentalismo estético no traçar de conceitos e de representações nas abordagens pictóricas, pelas quais tem pautado o seu trajeto criativo.
Fernando Aguiar nasceu em Lisboa, em 1956, realizou numerosas exposições individuais em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Cuba e no Brasil, e participou em muitas dezenas de exposições coletivas em diversos países.
Publicou livros de poesia, contos, performance e antologias de poesia visual, e participou em 120 Festivais Internacionais de performance e de poesia sonora, nomeadamente no Centro Pompidou, Casa de Serralves, Tokyo Metropolitan Art Space, Mexic-Arte Museum, Musée D’Art Contemporain (Marselha), Museo Vostell Malpartida, Círculo de Bellas Artes e Matadero (Madrid), Hong Kong Arts Center, e no IVAM – Institut Valencià d’Art Modern.
Está representado em diversas coleções institucionais e particulares, entre elas no Museu de Serralves, Millenium BCP, Fondazione Bonotto, National Center of Contemporary Art (Kaliningrad), Museum Für Modern Kunst (Weddel), Fondazione Berardelli, Luciano Benetton Collection e na Fundação Cupertino de Miranda.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España