Descripción de la Exposición
A mostra, que retrata a trajetória do fotógrafo na sua saída da França e em suas viagens pelo mundo, é realizada pela Fundação Pierre Verger e marca a finalização do projeto 'Memórias de Pierre Verger', patrocinado pela Petrobrás e pela Odebrecht e que, por quatro anos, encampou a tarefa de duplicar digitalmente o acervo fotográfico da Fundação e de concluir o seu acondicionamento em condições adequadas.
Com cerca de 270 obras registradas pelo artista em diversas partes do mundo, 'As Aventuras de Pierre Verger' é uma das mais completas exposições já promovidas pela Fundação Pierre Verger, instituição criada pelo próprio artista francês, reconhecido como um dos maiores nomes da história da fotografia, na Bahia, onde escolheu residir a partir de 1946. As fotografias são dispostas em nove módulos numa concepção sensorial e multilinguagem que propõe explorar outros sentidos do público além da visão, e destacar o cruzamento da fotografia com vídeos, tecidos artesanais de diferentes países e artes sequenciais (quadrinhos).
Além das fotografias de Pierre Verger, onze ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello, conhecido também como Bua, acompanham As Aventuras de Pierre Verger retratando ou ficcionalizando o fotógrafo em diversos episódios e contextos vividos por ele. A ideia é enfatizar Verger como o protagonista de uma narrativa construída a partir do momento em que ele decide deixar uma vida de conforto financeiro na França para se dedicar a encontrar o outro e desvendar, através do olhar, um mundo culturalmente múltiplo.