Descripción de la Exposición
Foram vinte dias de experiências culturais e multidisciplinares: entre música, artes plásticas, fotografia, moda e dança, o Festival Arte Serrinha consolidou-se como um dos mais expressivos do inverno, sendo comparado à FLIP e ao Festival de Inverno de Campos do Jordão pela imprensa.
E para reunir o resultado das produções nas oficinas e residência musical que aconteceram em julho desse ano, em Bragança Paulista, o Paço das Artes traz a exposição "Arte Serrinha - Ressonhar dos Mundos", entre os dias 1 e 13 de setembro, em São Paulo.
A mostra contará com a exibição de todas as obras realizadas durante a 14ª edição do festival, com video-instalação de fotos e filmes de diversos autores, e a trilha sonora composta durante a residência musical que contou com nomes como Benjamim Taubkin, Jaques Morelenbaum, Marcos Susano, Mayra Andrade, Carlos Malta, Meno Del Picchia, para citar alguns.
Os trabalhos realizados pelos artistas Daniel Acosta e o colombiano Alberto Baraya, cuja curadoria foi de Agnaldo Farias, também estarão entre os destaques da exposição: Acosta criou um piso de troncos de eucaliptos - colhidos na fazenda Serrinha - em formato de sextavado, e Baraya (que já participou da Bienal de Veneza) coletou sons de aves da região durante 15 dias para uma instalação sonora com pássaros taxidermizados.
Viagem Pelo Brasil A Serrinha também esta expandindo suas atividades a convite de outros estados do Brasil, em colaborações culturais e consultoria para a criação de outros Festivais inspirados na bem sucedida experiência de Bragança Paulista.
Projeto irmão do Festival, Viagem Pelo Brasil passará em novembro desse ano, por quatro locais de diferentes regiões do Brasil, fazendo-se uma expedição cultural contemporânea de reconhecimento. Com o objetivo de fazer uma leitura poética e atual do país através do olhar de diversos artistas, laboratórios de experiências locais serão produzidos pelo grupo formado pelo estilista Ronaldo Fraga, o cineasta Beto Brant, a artista plástica Laura Vinci, o designer e artista plástico Hugo França, o escritor, editor e curador Diógenes Moura, o fotógrafo Luiz Braga, o músico BenjaminTaubkin, e Fabio Delduque, artista plástico, curador e diretor do Festival Arte da Serrinha desde sua criação, em 2002.
Os artistas vão passar pela Ilha do Marajó (PA), Serra da Moeda (MG), Zona da Mata (PE), e pela própria Serrinha, com estada de uma semana em cada destino. Cinco artistas locais serão convidados a colaborar na residência e o registro das experiências será feito pelos próprios participantes. O resultado será transformado em exposição itinerante e livro com fotografias, desenhos e textos do processo criativo da viagem, além de documentário dirigido por Brant.
Exposición. 09 ene de 2025 - 14 feb de 2025 / Galeria Leandro Navarro / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España