Descripción de la Exposición
FECHA DE CIERRE SIN CONCRETAR.
"Pelo segundo ano consecutivo, a Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, em Lisboa, acolhe uma seleção de obras de arte portuguesa contemporânea, entre pintura, fotografia e escultura.
A partir de 5 de outubro de 2018 e até final do ano, a Residência Oficial estará aberta ao público todos os domingos, apresentando meia centena de obras de artistas portugueses, provenientes do Museu de Arte Contemporânea de Elvas - Coleção António Cachola, com curadoria de João Pinharanda.
Inaugurada em 2017, a iniciativa Arte em São Bento propõe uma trajetória inédita por coleções portuguesas de arte contemporânea, em regime de rotatividade anual, na Residência Oficial. Todos os anos, a 5 de outubro, esta casa abre as suas portas a uma coleção diferente.
Depois da Coleção Serralves em 2017, este ano a Residência Oficial dá lugar a uma seleção de obras do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, dedicada exclusivamente à arte contemporânea portuguesa, com uma atenção muito particular à criação mais atual.
Não se trata de uma exposição, como num museu ou numa galeria. As obras estão instaladas nas principais salas da Residência Oficial, desde as mais públicas — sala de receção, sala de audiências, sala de jantar — a outros espaços de trabalho, ajustando-se à funcionalidade de cada lugar.
Desde junho de 2016, os jardins do Palacete de São Bento estão abertos à população todos os domingos, com entrada gratuita. A partir de outubro de 2018, o acesso do público estende-se às salas principais da Residência, que também estão disponíveis para visitas ao domingo até final do ano, entre as 10h00 e as 17h00.
A inauguração da Arte em São Bento – Coleção António Cachola 2018 terá lugar na sexta-feira, dia 5 de outubro de 2018, às 15h00, e será aberta ao público. O programa inclui também um concerto da Orquestra Jazz de Évora nos jardins da Residência.
Com esta iniciativa, pretendemos valorizar a cultura, garantir que o património cultural e artístico do país é celebrado e acessível a todos os cidadãos.".
Nesta apresentação de arte contemporânea Portuguesa, o curador João Pinharanda seleccionou trabalhos de trinta e três artistas
Actualidad, 11 oct de 2018
Portugal pone sus colecciones a trabajar: Cachola, Pinto da Fonseca y Berardo
Por Paula Alonso Poza
Entre las últimas producciones inauguradas figuran varios préstamos de destacadas colecciones portuguesas: los fondos de la Colección António Cachola se exhiben en el Palacete de São Bento, la Colección António ...
Exposición. 05 oct de 2018 - 30 sep de 2019 / Palácio de São Bento / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España