Descripción de la Exposición
Marcando o 50.º aniversário do Museu Calouste Gulbenkian, esta exposição toma a museografia do Museu como ponto de partida.
O designer italiano Franco Albini aconselhou a Fundação Gulbenkian sobre os exemplos mais atuais das boas práticas no design de museus. Inaugurado em 1969, o Museu refletiu fortemente a formação de Albini em design contemporâneo italiano, nomeadamente o de Carlo Scarpa.
Recriando algumas das soluções clássicas deste período utilizadas em exposições de arte, a mostra destaca o contraste entre a suspensão e fixidez da década de 1950 com algumas das soluções mais lúdicas e imersivas que Aldo van Eyck e os Smithsons já tinham criado na altura em que o Museu foi inaugurado.
Esta exposição, na qual os visitantes podem experienciar estas diversas formas de olhar e de conviver com a arte, é acompanhada por fotografias de arquivo e desenhos que revelam exemplos comparativos das soluções que podem ser encontradas no Museu Gulbenkian.
A exposição é um projeto associado da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019. Será apresentada em abril de 2020 no Het Nieuwe Instituut em Roterdão.
Actualidad, 14 nov de 2019
#loquehayquever en Portugal: Lisboa estrena el primer Lisbon Art Weekend
Por Paula Alonso Poza
La primera edición de Lisbon Art Weekend cuenta con la participación de 19 de las galerías más destacadas de la capital lusa. El evento ha sido respaldado por la Fundación ARCO, que lleva a ...
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España