Descripción de la Exposición
Fulvia e Adolpho Leirner reuniram um conjunto de obras de arte sem precedentes no Brasil. O interesse pelo universo do design motivou-os a iniciar sua coleção na passagem dos anos 1950 para os anos 1960, logrando reunir uma produção incontornável para o entendimento das artes aplicadas no Brasil. Em contato com artistas, galeristas e outros colecionadores, os Leirner estudaram, documentaram, preservaram e divulgaram sua coleção, ao mesmo tempo em que conviviam com seu acervo no cotidiano doméstico. Em mais de 60 anos, seja em grupo ou em empréstimos pontuais, as peças participaram de exposições em diversos museus, foram publicadas em artigos e ensaios, contribuindo para a discussão do que significava modernidade entre nós, para além dos suportes mais tradicionais das artes visuais e de narrativas canônicas longamente sustentadas sobre os mesmos artistas e obras.
Doados ao MAC USP no final de 2020, e com uma publicação permanente no website do Museu, 47 objetos e seus respectivos documentos ganham dimensão pública e universitária. São peças de mobiliário, design têxtil, relevos, impressos para bailes de carnaval, entre outros itens, originalmente produzidos para o consumo da elite cafeeira e industrial de São Paulo, desejosa em modernizar-se na primeira metade do século 20. Os artistas contemplados na doação da coleção dos Leirner adotaram em sua produção referenciais importados, fruto de estudos internacionais, que introduziram o estilo art déco no Brasil.
Exemplares do mercado de luxo do período, esses objetos falam das possibilidades de atuação profissional dos artistas modernos que trabalhavam sob encomenda para a elite paulista. Ao mesmo tempo, são um testemunho da mudança intencional no modo de vida e no comportamento social das classes abastadas. Com uma estética moderna, os artistas revisitam representações da história colonial brasileira, sem problematizá-la, criando um passado idílico e estetizado que reforça o discurso da dominação europeia. A recepção da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner pela Universidade de São Paulo estimula o aprofundamento da análise dessas imagens, de suas relações e significados, parte de um processo de revisão que vem sendo feito pela historiografia contemporânea.
Assim, a exposição que ora se inaugura não é o fim de um processo em que obras saem da esfera doméstica e passam ao acesso público, mas efetivamente o começo de uma nova perspectiva sobre esses objetos. Se antes estavam integrados no uso e no dia-a-dia dos Leirner, eles passam agora ao objeto musealizado. A maneira de expor as peças aqui já expressa essa mudança em comparação aos modos de expor anteriores, e é resultado de uma pesquisa embrionária sobre possibilidades expositivas adotadas por museus internacionais com acervos de artes decorativas.
As peças também ensejam outras possibilidades discursivas sobre modernidade. Não apenas em termos de linguagem visual, mas de usos, materiais e circulações. Algumas perspectivas foram apresentadas na mostra “Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil: 1920-1960”, que, assinada coletivamente pelo grupo de pesquisa CNPq “Narrativas da Arte no século 20”, antecedeu esta exposição e, contava com obras em papel do acervo do MAC USP em diálogo com alguns itens da coleção doada pelos Leirner. Aqui, o Museu já apontava para seu envolvimento com as artes aplicadas na história da arte moderna entre nós, sobretudo através de aquisições e exposições realizadas pelo primeiro diretor do MAC USP, Walter Zanini.
Esse conjunto único reunido por Fulvia e Adolpho Leirner vem a contribuir para que o MAC USP continue a investigar de maneira mais ampla o projeto modernista no Brasil. Com a doação, o acervo do museu é enriquecido e iluminado, na possibilidade de investigação dos processos de criação desses objetos, sua circulação e institucionalização.
As peças também ensejam outras possibilidades discursivas sobre modernidade. Não apenas em termos de linguagem visual, mas de usos, materiais e circulações. Algumas perspectivas foram apresentadas na mostra Projetos para um cotidiano moderno no Brasil: 1920-1960, que, assinada coletivamente pelo grupo de pesquisa CNPq Narrativas da arte no século 20, antecedeu esta exposição e, contava com obras em papel do acervo do MAC USP em diálogo com alguns itens da coleção doada pelos Leirner. Aqui, o Museu já apontava para seu envolvimento com as artes aplicadas na história da arte moderna entre nós, sobretudo através de aquisições e exposições realizadas pelo primeiro diretor do MAC USP, Walter Zanini.
Esse conjunto único reunido por Fulvia e Adolpho Leirner vem a contribuir para que o MAC USP continue a investigar de maneira mais ampla o projeto modernista no Brasil. Com a doação, o acervo do museu é enriquecido e iluminado, na possibilidade de investigação dos processos de criação desses objetos, sua circulação e institucionalização.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España