Descripción de la Exposición
A GALERIA VERA CORTÊS tem o prazer de anunciar a nova exposição individual de António Bolota na galeria.
Arrastamento é uma proposta plástica em três momentos de diluição entre a escultura, o desenho e a ideia de um fenómeno contínuo de ciclos que iniciam e se fecham em sucessão.
Nesta intervenção de António Bolota, a materialidade é o veículo que nos transporta para um universo transidiomático onde as cristalizações linguísticas são estilhaçadas e se desviam as órbitas dos conceitos para um ponto de convergência, e consequente relançamento.
Do protólito1, o sedimento e o fogo, o barro e o vidro. Dois materiais separados por processos de transformação diversos, transitam entre estados - sólido/líquido/sólido - e padecem de nova manipulação esteticamente calculada. A tranquilidade com que agora repousam juntas, uma sobre outra, outra sob uma, numa poesia quase ritualística, não dão lugar à leitura da violência processual incandescente que talhou estas peças e que podemos atrever-nos a personificar.
Os mantos negros com os quais António Bolota ambiguamente cobre estas figuras metamórficas - quer gentilmente pousados, quer brutalmente projectados - ainda que reflectindo a luz que os revelam aos nossos olhos, parecem anular o chão que os ampara, criando um plano de infinidade espacial e temporal; um plano de uma metafísica telúrica; um plano de união e convergência de tudo o que existe e de onde tudo cresce: do silicato, do quartzo, do feldspato, da primeira pedra.
André Lança
1 Geologia, petrologia - (do grego: πρωτο, prōto, protos; “inicial, primeiro” + λίθος, lithos; “rocha”) rocha que origina rochas metamórficas através de variados processos de transformação. 2 /5
------------------------------------------
BIOGRAFIA
António Bolota começou a expor em meados dos anos 90, trazendo para o universo artístico saberes oriundos da Engenharia, área onde radica a sua formação. Um conjunto de conhecimentos técnicos são convocados na criação de esculturas que se confrontam com o espaço para onde são construídos ou que se fundem com a própria arquitetura. Em 2008 concluiu o Curso Avançado no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Vive e trabalha em Lisboa.
Uma seleção das suas exposições individuais inclui galerias e espaços como: Galeria Vera Cortês, Lisboa (2023 / 2016); Sismógrafo, Porto (2023); Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha (2022); Casa da Cerca, Almada (2021); Culturgest, Lisboa (2021); Travessa da Ermida, Lisboa (2020); Fundação Carmona e Costa, Lisboa (2019); Galeria Quadrum, Lisboa (2019); Appleton Square, Lisboa (2016); Fórum Eugénio de Almeida, Évora (2016); Galeria Quadrado Azul, Lisboa e Porto (2014/2012/2010); Pavilhão Branco, Lisboa (2010) e Ermida de Guadalupe, Vila do Bispo (2010).
Das exposições coletivas em que participou destacam-se: Visitante Ocasional, Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (2023); Mais Nada se Move em Cima do Papel, Centro de Artes de Águeda (2020); Projecto MAP 2010-2020. Mapa ou Exposição, Museu Coleção Berardo, Lisboa (2020); Black Box: Potlatch, Museu do Caramulo, Portugal (2019); Escala 1:1. 21 artistas contemporáneos portugueses, Tabacalera, Madrid (2018); Cosmic, Sonic, Animistic, CIAJG, Guimarães (2017); Sala dos Gessos, Museu da Eletricidade, Lisboa (2016); A arquitectura dos artistas, Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa (2016); Canal Caveira, Cordoaria Nacional, Lisboa (2015); Projeto Contentores, Fundação EDP, Lisboa; LandArt, Cascais, (2014); António Filipe, Parkour, Lisboa (2013); Como Proteger-se do Tigre, 16ª Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira (2011); Estados Gerais, Artecontempo, Lisboa (2009) e Telhado, Interpress, Lisboa (2006).
Em 2009 foi nomeado para o Prémio EDP Novos Artistas.
Exposición. 09 nov de 2023 - 23 dic de 2023 / Galeria Vera Cortês / Lisboa, Portugal
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España