Inicio » Agenda de Arte

Arquitetura da Forma

Exposición / Simões de Assis - São Paulo [ESPACIO CERRADO] / Rua Sarandi, 113 A, Jardins / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
14 nov de 2020 - 19 dic de 2020

Inauguración:
14 nov de 2020

Precio:
Entrada gratuita

Organizada por:
Simões de Assis

Artistas participantes:
Alfredo Volpi, Carmelo Heriberto Alves Oyarzum - Carmelo Arden Quin, Cícero Dias, Eliane Prolik, Emanoel Alves de Araújo, Geraldo de Barros, Hércules Barsotti, José Bechara, Leonardo Finotti

ENLACES OFICIALES
Web 
Etiquetas
Fotografía  Fotografía en Sao Paulo  Pintura  Pintura en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

As fotografias de Leonardo Finotti operam uma objetiva de recodificação de códigos construtivos, que expressa diversos olhares conceituais matéricos e plásticos. Porém, há em seu âmago questões latentes de regionalidade paulista. No qual as lentes invertem e extraem do contexto as edificações, ao mesmo tempo em que transformam as estruturas em “objetos”[1]. Em um olhar construtivo, quando se entrelaçam e se aproximam da elegância[2] imagética das esculturas arquitetônicas de Hilla e Bernd Becher. O foco de Finotti carrega uma experiência[3] sensível para a construção moderna, operada a um modo de ver a cidade brasileira nos seus mínimos aspectos escultóricos edificantes. Deflagrados entre tempos, que intensificam detalhes ao romper o dentro e o fora das estruturas de concreto armado em suas sinuosas curvas. No delinear das paralelas, curvas e coordenadas, as linhas construtivas adentram uma cidade industrial, em sua frenética vivência, que se torna quase impossível experimentar suas particularidades. E assim, nos torna cidadãos dependentes de imagens[4], por consequências de uma sociedade moderna e liquida[5], como a cidade, São Paulo, que também é retratada nas lentes do fotógrafo. Uma cidade vilarejo até o início do século XX, muito oposta à capital do país, Rio de Janeiro. Mas tem o seu cenário modificado devido também à efervescência cultural ocorrida a partir da Semana de 22. Assim, São Paulo passa a se tornar,através das décadas, cada vez mais industrial, e em pouco tempo se transforma na capital financeira do país. E com isso a arquitetura foi se transfigurando em uma paisagem concreta eclética, em conceitos que se fundem acerca do Construtivismo Russo, do Neoplasticismo holandês e da Bauhaus. Conceitos que não só estão nos princípios arquitetônicos, mas também em um ideário plástico[6] ao experimentar os jogos das formas geométricas, aliados ao objetivismo extraído da matéria e em composição harmônica. Estas linguagens estavam em busca de uma renovação dos valores artísticos, operados nas relações entre espaço, tempo, movimento e matéria, fundidos a questões próprias postas por conceitos plásticos de uma arte moderna brasileira, em um diálogo entre gerações artísticas. Deste modo, a exposição Arquitetura da Forma apresenta uma concisa série em preto e branco do fotógrafo Leonardo Finotti, que traz minuciosa reflexão sobre o pensamento plástico e arquitetônico moderno da cidade de São Paulo, com um olhar sensível para o concreto armado. Que serão justapostos a diferentes gerações artísticas, como Alfredo Volpi com suas fachadas, que tensionam uma arquitetura harmônica em meio ao colorismo que se enrique em textura; Carmelo Arden Quin com suas sinuosidade espacial por constituir ininterruptos planos; Cícero Dias com geometrização sensível, dando, assim, ao espaço um caráter lírico a linhas construtivas. Onde Eliane Prolik cria um jogo de linguagem com a Defórmica, e orienta para um novo espaço; e entre os vãos dos relevos de Emanoel Araújo, que rompem as fronteiras também por meio das linhas da pintura de Geraldo de Barros e Hércules Barsotti, ou na desconstrução espacial da forma por José Bechara. De modo que estes artistas intensificam o campo da forma, e ao mesmo tempo a quebram com paradigmas postos também por uma modernidade, sobre uma ilusão de ordem[7] e eficiência[8], conceitualizadas por uma linguagem espacial de metáfora social [9], mas que os artistas revelam e expõem como uma Unidade Tripartida[10]. [1] As “esculturas anônimas” de Hilla e Bernd Becher: https://www.dw.com/pt-br/as-esculturas-an%C3%B4nimas-de-hilla-e-bernd-becher/a-2186162-0 [2] Ziegler, Ulf Erdmann. O léxico industrial de Bernd e Hilla Becher. Revista Zum. 14 de outubro de 2015. https://revistazum.com.br/revista-zum-1/hilla-becher/ [3] Sontag, Susan. Sobre Fotografia. p, 13. [4] Ibidem; p, 13. [5] Bauman, Zygmunt. Modernidade Liquida. Editora Zahar, 1999. [6] Zanini, Walter (org). História Geral Da Arte No Brasil Vol. II. Editora Instituto Walther Moreira Salles, 1983. p, 653. [7] Wisnik, Guilherme. A “anarquitetura” de Matta Clark. Folha de S. Paulo, 2006. r [8] Ibidem; Folha de S. Paulo, 2006. [9] Ibidem; Folha de S. Paulo, 2006. [10] Bill, Max. 1948-1949, aço inoxidável, 114 x 88,3 x 98,2 cm.


Videos de la Exposición (1)

Entrada actualizada el el 07 dic de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España