Descripción de la Exposición
A Galeria Madragoa tem o enorme prazer de os convidar para a inauguração da exposição coletiva “Are Artworks Contemporary?”, no dia 18 de maio, a partir das 22 h. A exposição conta com obras de Tamina Amadyar, Athanasios Argianas, Tatjana Danneberg, Pablo Echaurren, Alice Guittard, Ana Jotta, Renato Leotta, Shuang Li, Dianna Molzan, Carrie Moyer, Joanna Piotrowska, Tadáskía, Belén Uriel, Yuli Yamagata and Bruno Zhu.
“Are artworks contemporary?” ironicamente toma o título de Are clothes modern? de Bernard Rudofsky, uma exposição que teve lugar no MoMA em Nova Iorque, em 1947. A intenção de Rudofsky era interrogar a relação entre as pessoas e a sua roupa no seu momento contemporâneo, avaliando o que funcionava entre culturas e o que precisava de mudar juntamente com o ritmo da modernidade.
Numa passagem do seu ensaio, Rudofsky olha para as camadas de roupa de um homem como uma árvore, revelando a estrutura interna de uma composição que normalmente vemos da superfície. A exposição acende um diálogo entre as obras de artistas de diferentes gerações, com o intuito de olhar para os diversos trabalhos como produtos de uma estratificação de materiais, gestos, referências e narrativas pessoais que emergem de experiências tangenciais às das artes visuais, e são trazidas de volta ao nível visual. Apesar de presentes, estão tão imbuídas na própria arte que acabam por desaparecer, frequentemente na composição que existe entre figuração e abstração, e que convidam o espetador a mergulhar para descobrir mais, refletindo a contemporaneidade do ser humano que as criou.
Forma e mensagem política, banda desenhada e arquitetura, corpo e têxtil, memórias e plástico, moldes e sentimentos, juntam-se em maneiras inesperadas, criando camadas que pedem para ser descobertas indo além da superfície.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España