Descripción de la Exposición
A EXPOSIÇÃO APRESENTADA POR SANDRA MARQUES
“Sinto-me como uma semente no meio do inverno, sabendo que a primavera se aproxima. O broto romperá a casca e a vida que ainda dorme em mim haverá de subir para a superfície, quando for chamada. Quando o conhecimento oculto na alma se manifesta, ficamos surpresos conosco mesmos, e nossos pensamentos de inverno se transformam em flores, que cantam canções nunca antes sonhadas”
Khalil Gibran
Esta exposição intitulada Aprilis exalta a Arte referenciando uma das maiores festividades romanas dedicadas à entrada do Equinócio da Primavera no hemisfério Norte. Embora no hemisfério Sul seja Outono, a simbologia é semelhante e bem contextualizada nas palavras do escritor e filósofo Albert Camus: “Outono é outra primavera, cada folha uma flor”.
Aprilis - ou mês de Abril - significa “ABRIR”, marcando o período do ano onde a natureza bruta irrompe da terra, trazendo fertilidade e exuberância. Vários festivais da antiguidade homenageavam este mês dedicando cultos especiais a divindades femininas. Destes, o de Fordicidia e Robigalia provavelmente foram os mais antigos. Em tais festividades sacrificavam-se animais com o objetivo de que através de tais rituais pudessem garantir o plantio da terra e a produção dos grãos.
A Arte encontra na paisagem de Vênus (Deusa da beleza e do amor) a sua expressão maior, já que este arquétipo representa a vida abundante, a beleza luxuriante da Primavera e o mundo dos sentidos.
O simbolismo de Aprilis traz uma possibilidade tremenda para mudança e nascimento de um novo ciclo. O trabalho criativo surge de um envolvimento apaixonado e intenso do artista com seu ofício para trazer alguma coisa nova à vida. Esta criatividade é fruto de uma experiência sensorial do momento, envolvendo tato, som, imagens, movimento, e muitas vezes olfato e paladar. Quando termina um projeto, surge outra possibilidade que fascina, e aí está a base do significado de Aprilis. Dentro de cada um, no mais profundo do ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber. Quando a vibração pertencente ao ciclo da Primavera está em harmonia com nosso interior, algo é despertado e revelado.
Para quem aprecia e cultiva o interesse pela arte, acaba satisfazendo seu desejo de estar imerso numa experiência, seja ela visual, auditiva ou cinestésica. Uma vez que se está absorvido, então pode ocorrer uma interação entre si mesmo e o meio estético, interação da qual pode imergir também alguma coisa nova.
O impulso de Vênus dentro de nós é extremamente enaltecedor e criativo, pois nos conecta com o alegre reconhecimento de estarmos vivos. A negação deste princípio nos leva a trilhar um caminho para uma paisagem interior árida e sem alma.
Dentro desta perspectiva, convidamos o espectador a compartilhar desta vivência e celebrar nosso impulso interno de começar e dar início a algo novo dentro de nós, assinalando o começo de uma viagem de autodescoberta e devoção à expressão do self.
Sandra Marques – Astrológa e Psicóloga –PUC/SP
Instagram: sandrastrologia - http://sandramapaastrologico.wordpress.com/
OS ARTISTAS
Andrezza Kniff, Alessandra Bosi, Antonio Peticov, Bianca Alimonti, Binakano, Claudia Seber, Claudio Takita, Elianne Mezzavilla, Fatima Marques, Fe Motta, Francisco Santiago, Gosotsa, Henrique Bulcão, Luciano Oliveira, Lucila Maia, Maria Alm, Marcio Hirosse, Michelle Santiago, Selma Gusmão, Shoker, Stanislaw Tchaick, Villa e Vettore
CURADORIA
Ceres Macedo é produtora, curadora, designer de interiores, de objetos e acessórios. Tem 20 anos de experiência como designer e mais diretamente na arte nos últimos 6 anos, sendo responsável pela divulgação de artistas contemporâneos dos mais variados estilos. Ainda desenvolve projetos de design e moda e trabalha para que a arte seja cada vez mais acessível.
Sempre procurando se aperfeiçoar através de cursos como História da Arte, Montagem de exposições, Curadoria, Arte e Mercado, Projetos de Negócios, Portfólios e Catálogos.
Em seu portfólio de clientes, Ceres conta com artistas de vários estilos e nacionalidades, transitando por diversos meios e linguagens, buscando trabalhar com o máximo de respeito pela personalidade de cada profissional, dando espaço para que manifestem sua criatividade da maneira que preferirem. “Cada artista é completo em sua expressão”. Dessa forma, disponibiliza peças que atendem a todo tipo de público e ainda abre espaço para artistas que enfrentaram dificuldades em acessar o mercado.
O ESPACIO URUGUAY
O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e trabalhos novos!!!
Como incentivador da produção artística atual, o Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, para suas atividades de negócios, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de arte do Brasil.
Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido. Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro da arte contemporânea, aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo, que aqui desenvolve suas atividades com todas as facilidades necessárias, disfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.
Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à arte. O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida. Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente.
SERVIÇO
Exposição: “APRILIS”
Local: “Espacio Uruguay São Paulo” - Banco de la República Oriental del Uruguay
Visitação - Dias e Horários: 2ª a 6ª das 14 às 18h
Estações de Metrô: Consolação & Trianon MASP
Estacionamento: Com manobrista (terceirizado CARPARK) – no Edifício
Endereço: Av. Paulista, 1.776, 9º andar – Edifício Parque Avenida – Elev. 3 e 4 – São Paulo – Brasil
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España