Descripción de la Exposición
Não se trata bem de um sonho. Talvez de uma ficção científica suscetível de ampliar e trazer para diante dos nossos olhos diferentes tempos, em simultâneo, das formas de colonialismo. Os fluxos interterritoriais e os poderes que os recortam, as transmutações biogenéticas, a extração de recursos e o alastramento dos agrotóxicos, o capitalismo multinacional de um presente circunscrito às leis da produção definem uma gestão da vida e da morte exercida pela violência colonial do capital contra todas as outras narrativas. Trata-se da colonização de um presente como pura ficção científica do colonizador.
Como contraposição a este, o mundo é aqui pensado como um sistema de relações sociais e de contiguidades entre humanos e não-humanos que estilhaça a ideia moderna, e colonial por excelência, de Natureza num multinaturalismo negociado, politicamente, a cada passo. Através de curtos vídeos, filme-ensaios e de ficção, esculturas, instalação ou videoinfografias são convocadas diferentes cosmologias e narrativas antropológicas para confrontar a centralidade homogeneizadora do programa colonial moderno. Em cada situação emergem diferentes formas de equacionar uma irredutibilidade entre os agentes destas relações. Seja o paradoxo de uma evolução sexualizada da botânica moderna às atuais sementes geneticamente modificadas e inférteis, com os seus diferentes modos de representação e indexação da vida orgânica; a emergência e quarentena do mosquito pós-natural que transporta o vírus Zika, entrevisto a copular sob uma nuvem química; ou a relação entre uma mão robótica e uma mimosa pudica, uma planta sul-americana que se tornou uma espécie invasiva de outros continentes; ou a ficção distópica das plataformas de petróleo offshore brasileiras evoluírem para metrópoles petroquímicas, apesar do paradoxo do planeamento do futuro de uma indústria destinada à extinção. Em todos estes casos a emergência da irredutibilidade da diferença gerada provoca uma desidentificação com o processo colonizador, e também com ideia de um mundo comum.
A sequência das cesuras que estes trabalhos propõem entre diversos mundos culmina com a relevância protagonizada por novos agentes biotécnicos ou computacionais. Relativamente a estes também não nos situamos mais próximos, porquanto não determinamos o lugar de enunciação sobre o que significa aprender a viver com o inimigo? Permanecemos incapazes de escutar e compreender o diálogo entre uma androide ameríndia e o milho transgénico – a quem pertence a humanidade, afinal de contas? Para a coexistência destas diferentes cosmologias – modernas, animistas ou tecnofílicas – não existe sonho ou ficção capaz de as apreender num todo, apenas a perceção de que o mundo lhes dá lugar incessantemente e que a posição de inimigo, mais do que a natureza ou a cultura, marca as suas fronteiras.
Pedro Lapa
Curador da exposição
Exposición. 17 nov de 2024 - 18 ene de 2025 / The Ryder - Madrid / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España