Descripción de la Exposición
A Galeria Mercedes Viegas apresenta a exposição “Aparecer/ Desaparecer”, do artista Everardo Miranda. Com curadoria de Ligia Canongia, a mostra reúne 20 obras potentes e plurais, dentre desenhos com pigmentos a seco, esculturas, aquarelas e uma instalação de parede.
O título da exposição refere-se ao fato de Everardo Miranda criar espaços ambíguos e fragmentados, onde podem ocorrer a falta de partes da imagem, o esmaecimento ou a diluição de sua matéria e cor, ou ainda elementos que parecem afundar (ou, ao contrário, emergir) no mesmo lugar e instante. Trata-se, assim, de evocar situações indecisas, em que o observador não acessa a completude da imagem, que simula estar em trânsito entre o seu brotar no espaço e seu processo de desaparecimento.
Herdeiro do passado construtivo brasileiro, cujos rastros são patentes no trabalho desde o início da carreira, nos anos 1970, o artista, porém, realiza desvios e fraturas nos cânones ortodoxos da geometria, desvios que se afirmam, ao mesmo tempo, com radicalidade e sutileza.
O processo de ‘desconstrução’ dos programas geométricos históricos, que se anunciou no nosso Neoconcretismo, encontra hoje, em Everardo Miranda, um fervoroso, embora autônomo, seguidor. “Miranda é herdeiro, portanto, da grave penetração construtiva no imaginário do artista brasileiro, mas também de sua crise”.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España