Descripción de la Exposición
Aparato é uma exposição individual de Rui Macedo com curadoria de José Alberto Ferreira. Concebida especificamente para a Fundação Eugénio de Almeida, esta exposição vem na continuidade do trabalho artístico desenvolvido pelo artista ao longo dos últimos anos.
Aparato é uma proposta artística exclusivamente baseada na Pintura como disciplina exploratória das linguagens da representação visual. Lida com conceitos como o trompe l'oeil e o de série vs objeto único, com a relação site-specific e o conceito de parergon a atestar a relação dentro/fora do campo de representação (o próprio suporte da pintura), admitindo formatos convencionais e shaped canvas. Esta proposta artística, sendo profundamente contemporânea, preserva uma ligação com a História de Arte e a História da Pintura admitindo muitas camadas de interpretação e, por isso, é adequada a todos os públicos, interpelando cada um deles de modo distinto e desafiante.
RUI MACEDO (Évora, 1975)
Doutorado em Pintura pela FBAUL (bolsa I&D atribuída pela FCT). Recebeu as Bolsas de apoio ao Projeto Artístico/Artes Visuais, atribuídas pela Fundação Calouste Gulbenkian para as instalações Caleidoscópio em 2012 (Viseu, PT), Mnemosyne em 2013 (Rio de Janeiro, BR), Piège em 2017 (Porto Alegre, BR), Sfumato em 2019 (Madrid, ES), pela Promoción del Arte/Ministério de Educación, Cultura y Deporte para a instalação Un cuerpo extraño em 2013 (Madrid, ES) e a Bolsa de Residência Artística para Investigação em Pintura atribuída pela FCT/ CIEBA em 2011-2012.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España