Descripción de la Exposición
A partir de 20 de maio, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a exposição ‘Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca’. A curadoria é de Mariano Klautau Filho com a participação de Pedro Nery, curador adjunto. Patrocinada pelo Banco Haitong no Brasil, a mostra, que reúne cerca de 250 obras de 60 artistas, tem como eixo o acervo da Pinacoteca e pretende discutir o meio fotográfico para composição e produção de imagens e objetos, em suas diversas possibilidades, narrativas e suportes.
“A intenção é colocar em diálogo obras que, de um lado, possam contar alguns percursos da história do acervo fotográfico e o seu desenvolvimento, e de outro, propor uma abordagem sem cronologias sobre a produção contemporânea apoiada na relação entre as poéticas”, explica Klautau.
Além das obras do acervo da Pinacoteca, compõem a mostra trabalhos de artistas do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e São Paulo, convidados pelo curador. “São artistas de diversas gerações que reunidos na exposição ampliam as questões apresentadas pelo próprio acervo da instituição, o que torna a mostra um exercício de leitura sobre a coleção fotográfica da Pinacoteca, completa Klautau.
A Pinacoteca de São Paulo prevê para o fim de julho a publicação de um catálogo bilíngue (português/inglês) com vistas da exposição e textos do Mariano Klautau, Pedro Nery e do Núcleo de Acervo Museológico.
Antilogias: O fotográfico na Pinacoteca permanece em cartaz até 7 de agosto de 2017, no primeiro andar da Pina Luz – Praça da Luz, 02. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00 – o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes. A Pina Estação fica próxima à estação Luz da CPTM. pinacoteca.org.br – (11) 3335-4990.
Mais sobre Mariano Klautau Filho
Artista, pesquisador em arte e fotografia e curador independente. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação “Comunicação, Linguagens e Cultura” da Universidade da Amazônia em Belém. Curador do “Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia”. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba, Coleção Joaquim Paiva – RJ, Coleção Pirelli/MASP – SP, Museu do Estado do Pará – Belém e MAR – Museu de Arte do Rio – RJ.
Actualidad, 06 jun de 2017
#loquehayquever en Brasil: de la poesía al arte naif
Por Paula Alonso Poza
Caixa Cultural inaugura una superproducción, con la poesía en el punto de mira, que cuenta con la participación de 500 autores internacionales. Por su parte, en Sesc abre sus puertas ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España