Descripción de la Exposición
Perve Galeria apresenta Ante.Visão - exposição que reúne 3 artistas de Portugal e da América Latina, em torno das novas figurações, no centro de Lisboa.
Na sequência do Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas e das aclamadas críticas recebidas ao projeto colaborativo entre Ivan Villalobos e Javier Félix, apresentado na Drawing Room Madrid, Carlos Cabral Nunes, diretor artístico da Perve Galeria, anuncia a inauguração de Ante.Visão, exposição que tem como ponto de partida o diálogo evocativo das novas figurações entre três artistas oriundos de países do espaço Luso-Ibero-Americano.
A inauguração ocorre às 17h30 de 17 de junho (quinta-feira) na Galeria Santa Maria Maior (Rua da Madalena, 147 – Lisboa) e reúne cerca de 30 criações individuais de Ivan Villalobos (1975, Chile), Ivo Bassanti (1979, Portugal) e Javier Félix (1976, Colômbia) e obras colaborativas realizadas durante a residência artística na Perve Galeria ao longo do mês de maio. Neste tributo a Cruzeiro Seixas, os artistas recuperam o método "Cadavre Exquis", processo privilegiado pelo artista que remonta ao princípio do século XX, com o surgimento do movimento Surrealista francês liderado por André Breton.
A colaboração entre estes três artistas surgiu na sequência da exposição “Construir Cem Nadas Perfeitos” no espaço Atmosfera m, que contou com as performances de arte urbana a cargo do coletivo BorderLovers de Pedro Amaral e Ivo Bassanti, dando origem a várias exposições, a última das quais em Madrid, na feira de arte internacional Drawing Room onde a Perve Galeria homenageou o mestre Cruzeiro Seixas com um projeto colaborativo de Ivan Villalobos e Javier Félix. Será novamente nesta cidade que os três artistas, com a representação da Perve Galeria, irão apresentar um novo projeto na JustMad, de 8 a 11 de julho de 2021.
Ante.Visão marca o começo de uma sinergia que terá mais duas exposições na sua programação, Uma outra forma de Ar(te) patente na Casa da Liberdade - Mário Cesariny e Ivan Villalobos - Exposição Individual na Perve Galeria, exposições a decorrer de 21 de julho a 18 de setembro.
Ainda sobre a exposição a decorrer na Galeria Santa Maria Maior, a mostra incluí um conjunto importantíssimo de obras e documentos inéditos de Cruzeiro Seixas, provenientes do espólio de José Francisco Aranda (biógrafo de Luis Buñuel, que viveu em Lisboa a meio do século passado, tendo sido casado com a poetisa visual Salette Tavares) e de D. Manolo Mateo e Pedro Polo, legado recentemente à Casa da Liberdade - Mário Cesariny.
Pela primeira vez em Portugal, Ante.Visão conta ainda com a exibição inédita da instalação "Por Artur, dobram os sinos", desenvolvida durante a Drawing Room em Madrid, considerada pelos críticos da Liceo Magazine como a obra mais importante apresentada na capital espanhola durante a semana de arte de Madrid
Os artistas presentes na exposição mergulham no universo surrealista, entre a lucidez e o delírio. A criação artística de Ivan Villalobos desvenda o inconsciente como força motriz da sua pintura, um imaginário imenso onde tudo está em constante transformação. A sua obra navega pelo automatismo psíquico, num diálogo de palavras que emergem como um ditado delirante.
O trabalho de Ivo Bassanti transmite uma intensa pesquisa autobiográfica de natureza intuitiva, onde o processo de construção é fulcral. O seu percurso pessoal e o seu trabalho artístico influenciam-se mutuamente, fundindo-se num único movimento onde ações e pensamentos se desdobram.
A obra de Javier Félix desenvolve-se sobre o corpo humano enquanto metáfora da criatividade artística, convergindo, no mesmo bloco, natureza e linguagem, mitologia e ciência. A corporalidade revela-nos identidade e relaciona-nos com o "Outro", na contínua metamorfose das forças vitais, que conduzem, inexoravelmente, à finitude.
Ante.Visão está patente na Galeria Santa Maria Maior de 17 de junho a 3 de julho, de 2ª a sábado das 15h às 20h. Acesso pela Rua da Madalena, 147.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España