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Antes que se apague: territórios flutuantes

Exposición / Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
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Cuándo:
14 may de 2022 - 31 jul de 2022

Inauguración:
14 may de 2022 / 14:00

Comisariada por:
Cauê Alves

Organizada por:
Fundação Iberê Camargo

Artistas participantes:
Dione Martins da Luz - Xadalu Tupã Jekupé

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

A primeira individual de Xadalu Tupã Jekupé na instituição é, também, mais do que arte; aborda a questão do apagamento da cultura indígena na região oeste do Rio Grande do Sul, onde diversas etnias foram dizimadas. Com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo, Antes que se apague: territórios flutuantes apresentará 19 obras, que ocuparão o segundo andar da Fundação. Quatorze delas foram produzidas para esta mostra. Além do tamanho, que vem justamente para impactar, elas são memórias da infância de Xadalu Tupã Jekupé, bem como de sua mãe, de sua avó e de sua bisavó, na antiga Terra Indígena Ararenguá, na beira do Rio Ibirapuitã, em Alegrete. Memórias da casa de barro, sem luz elétrica, do fogo de chão e da pesca. Memórias das águas geladas que atravessavam todos os dias em busca de alimento e das infinitas noites escuras, apenas iluminadas pelas estrelas. A dor da lembrança do apagamento das tradições ancestrais. Como escreve o curador da exposição: “Quando Xadalu demarca Porto Alegre, com seus adesivos, cartazes, pinturas ou bandeiras, como “área indígena”, está completamente correto do ponto de vista histórico. Todo o Brasil já foi território indígena. Mais do que a reinvindicação do direito ao território, trata-se de uma reocupação simbólica dele. Uma espécie de reconquista que não é como a conquista colonial, que explora e destrói a terra, seja pelo garimpo, a monocultura ou a construção de cidades e monumentos, mas de modo singelo, chamando atenção para quem sempre esteve ali, sentado, resistindo, mas que foi praticamente apagado, como se os indígenas tivessem perdido sua visibilidade. É inegável que os lambes de Xadalu tencionam o espaço urbano ao agir sobre a noção de pertencimento, exclusão e demarcação simbólica da cidade. Curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Cauê é filósofo e doutor em Estética e Filosofia da Arte. Professor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde também atua como coordenador do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria. Durante 11 anos, também foi professor do Centro Universitário Belas Artes. “O trabalho de Xadalu Tupã Jekupé contribui para que outro modo de vida ganhe visibilidade e possa se tornar possível. Numa época que as mudanças climáticas afetam a todos, a promessa de uma nova relação com a terra, antes que ela se apague completamente, só se cumprirá quando os saberes dos povos originários forem respeitados”, destaca o curador.


Entrada actualizada el el 13 jul de 2022

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