Descripción de la Exposición
Exposição de escultura concetual e joalharia. A coleção ANIMAL SOUL, de inspiração africana apresenta peças de identidade transgressora onde a influência étnica cria um novo conceito de elegância.
No âmbito de um projeto paralelo à programação regular da galeria, MOVART convida a designer Elena Estaún para uma exposição pop-up, de 16 a 28 de novembro.
Elena Estaún, nascida em Barcelona, formou-se na prestigiada Central Saint Martin's School of Art and Design, em Londres. Mais tarde, mudou-se para Nova Iorque, onde iniciou a sua carreira de renome nos domínios do design industrial, urbano e de moda. A sua primeira coleção, OPEN YOUR MIND, apresentou o seu conceito único de jóias esculturais feitas de metais e pedras preciosas.
O principal conceito subjacente à produção de Elena Estaún gira em torno do upcycling, ou o propósito de alterar a funcionalidade de objectos do quotidiano para os transformar em peças de arte e, assim, retardar a sua obsolescência, revestindo-os com um selo de identidade para que perdurem no tempo.
O design de Estaún está presente em importantes feiras internacionais, como Tranoï em Paris. De igual modo, tem exposições permanentes em Barcelona, Ibiza e Tulum. A sua principal base de clientes é em Vaudeville, Texas, onde produz um trunk show anual.
Estaún apresentou o seu primeiro desfile de moda em 2017, com um novo conceito de "peça-joia-escultura" que lhe valeu o prémio de melhor designer no 080 Barcelona Fashion. Hoje, a designer decidiu transferir esta mesma ideia para o mundo da arte, explorando em profundidade a tridimensionalidade que esbate as fronteiras entre a escultura e a joalharia.
As suas colecções são inspiradas principalmente nas suas viagens, nas quais procura momentos de contacto com outras culturas e uma fuga ao imediatismo e ao consumo acelerado. Assim, a exposição na MOVART, ANIMAL SOUL, apresenta peças inspiradas em várias tribos da Namíbia com as quais conviveu durante algum tempo e das quais compreendeu que o conceito de reciclar um objeto para criar uma nova forma é denominador comum entre culturas, pois é uma das essências da arte. Cada peça da coleção tem o nome de uma destas tribos.
Em ANIMAL SOUL, Esteún também procura captar e ampliar a beleza da anatomia animal, utilizando materiais como a resina e o metal. Destacam-se os chifres de metal banhados a ouro ou as vértebras de bronze transformadas em peças escultóricas de grande dimensão.
Exposición. 16 nov de 2023 - 28 nov de 2023 / Movart - Lisboa / Lisboa, Portugal
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España