Descripción de la Exposición
O artista como voyeur é outra circunstância colocada. Maria captura essas imagens/histórias a partir de uma distância segura. Nenhum desses personagens, por assim dizer, a viu. Ela se instala de modo a ser uma observadora. E dessa forma nos revela histórias que constantemente acontecem e dificilmente são vistas. Essa mudança de perspectiva do olhar – fazer com que nos aproximemos de uma cidade oculta que só é presenciada e construída por poucos – é outro ponto de distinção que a série traz. Importante dizer que Maria não está interessada na beleza dos corpos ou da paisagem mas em um estado que se revela simultaneamente imerso em tensão e atenção. Esta atmosfera é ressaltada pela escolha da impressão em preto e branco. O drama ganha mais intensidade e a assertividade se transforma rapidamente em dúvida. Ao terem o telhado como local da ação, as fotos revelam um ambiente fechado e de confinamento. Por esse motivo, há uma sensação ainda mais potencializada dos gestos, comportamentos e atitudes dos indivíduos. Não é à toa, portanto, que uma das referências da artista seja O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñuel. Neste filme, os personagens de uma classe social abastada se veem presos na sala de jantar de uma mansão, apesar de não haver qualquer barreira física que os impeça de sair daquele recinto. As barreiras são imaginárias. Pouco a pouco, as convenções sociais se perdem e o que se revela entre os personagens são os seus mais sórdidos sentimentos, desejos e ações. Nesse encontro entre filme e fotografia, se sobressai a ilusão da aparência e o quanto estamos imersos em possibilidade, expectativa e imprevisibilidade.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España