Descripción de la Exposición
Continuando o programa dedicado à arquitetura contemporânea e à obra de Álvaro Siza, o Museu de Serralves apresenta "Visões da Alhambra", uma exposição internacional que nos convida a entrar na mente do mais prestigiado arquiteto Português, através de um dos seus projetos mais mediáticos: o novo "Átrio da Alhambra", um centro de visitantes que desenvolveu em colaboração com o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos. "Visões da Alhambra" permite conhecer a metodologia de trabalho de Siza e também o contexto histórico e cultural da Alhambra, localizada em Granada, Espanha.
Esta exposição foi já apresentada no Aedes Architecture Forum de Berlim, no Vitra Design Museum de Weil am Rhein, no Palácio de Carlos V em Granada, no National Museum of Art, Architecture and Design da Noruega, em Oslo e ainda no Aga Khan Museum de Toronto. Chega agora a Serralves, onde serão apresentados múltiplos desenhos, maquetes, vídeos, entrevistas, fotografias e livros sobre o projeto da "Porta Nova" de Alhambra, tudo isto no contexto de um concurso altamente complexo, cujo resultado se vê hoje, num limbo político de disputas patrimoniais.
No dia da inauguração, 7 de março, realiza-se em Serralves uma conversa sobre o projeto com a participação dos arquitetos Álvaro Siza a Juan Domingo Santos (autores do projeto), de Kristin Feiriss (júri do prémio Pritzker), do engenheiro Jorge Nunes da Silva (especialista técnico do projeto) e com moderação do arquiteto António Choupina (comissário da exposição).
A Alhambra é uma das mais completas cidades palatinas do mundo e o local da última grande civilização Islâmica na Península Ibérica. Esta intersecção impressionante de Oriente e Ocidente inspirou inúmeros mestres, como Henri Matisse, M. C. Escher, Frank Lloyd Wright, Louis Barragán, entre outros. A imaginação de Siza foi cativada pela Alhambra na década de 1940, em viagens de família que resultaram em introduções seminais à arquitetura. As visitas a Granada multiplicaram-se e em 1984, aquando da sua classificação como Património Mundial pela Unesco, quando Siza se estreava internacionalmente e era reconhecido com numerosos prémios.
Em 2011, sessenta anos após a primeira viagem de família a Granada, Siza vence por unanimidade o Concurso Internacional de Ideias "Átrio da Alhambra", juntamente com o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos, propondo uma "Porta Nova" para o século XXI, que simbolizasse em continuidade todas as entradas que permeiam esta acrópole de modernidade atemporal. Sobre este projeto, Siza afirma: "Cada projeto é um desafio, mas este é mítico!"
É incomum que um projeto seja tão discutido e reconhecido internacionalmente, antes mesmo de ser construído. Isso acontece neste caso sobretudo porque o projeto trata de temas importantíssimos no que diz respeito aos debates da gentrificação, ao impacto dos 8500 turistas diários que recebe atualmente, e à intervenção contemporânea em espaços classificados pela UNESCO.
"Visões da Alhambra" foi organizada e apresentada originalmente pela Aedes Berlim (2014), em conjunto com o Patronato da Alhambra e Generalife (2015), e é comissariada pelo arquiteto António Choupina.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España