Descripción de la Exposición
Grupo Almofadinhas ressignifica a arte do bordado em nova exposição
"Almofadinhas" reúne três artistas contemporâneos - Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (MG) - numa mostra que será realizada de 03 de fevereiro a 29 de março de 2024, no Viaduto das Artes, um espaço cultural e multidisciplinar instalado na região do Barreiro (Avenida Olinto Meireles, nº 45), com obras que variam desde almofadas bordadas até instalações suspensas e de parede.
A abertura acontece no próximo sábado, 03 de fevereiro, de 15h as 19h, com visita guiada pelos artistas e o curador Shannon Botelho.
Lei de Incentivo
A Mostra "Almofadinhas" é realizada com recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A programação inclui oficina presencial, visita guiada e roda de conversa. As atividades são gratuitas e têm como propósito desmistificar o papel masculino em ofícios considerados exclusivamente femininos, como o bordado, proporcionando aos participantes uma experiência de caráter educativo.
O evento é destinado ao público em geral. Já a oficina virtual é voltada para estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana de BH, e as informações serão divulgadas no Instagram (@grupo_almofadinhas). Para os estudantes, são oferecidas também visitas guiadas, que devem ser agendadas pela direção da escola através do e-mail do Viaduto das Artes (viadutodasartes@gmail.com).
OS ARTISTAS
» Fábio Carvalho é formado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e frequentou cursos livres no MAM-Rio, Itaú Cultural, EBA/UFRJ, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro Cultural Banco do Brasil, entre outras instituições. Integrou importantes projetos de mapeamento da produção de arte no Brasil e realizou dezenas de exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, com ênfase para sua participação, como artista convidado, na XXII Bienal de Cerâmica, realizada em Aveiro (Portugal), em 2015, com curadoria do espanhol Xohan Viqueira, e na VI Bienal de Cuenca, no Museo de Arte Moderno (Equador), em 1998, com curadoria de Icléia Cattani.
» Rick Rodrigues é graduado em Artes Plásticas, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e formado em Arte Contemporânea pelo Prêmio Energias nas Artes, Instituto Tomie Ohtake e Instituto EDP. Natural de João Neiva/ES, onde reside, já realizou uma série de exposições individuais, como Tratado geral das grandezas do ínfimo, na Galeria de Arte Ibeu, no Rio de Janeiro (RJ), em 2019, com curadoria de Cesar Kiraly. Ministrou cursos e participou de residências artísticas, feiras, festivais, rodas de conversa, mesas de debate e apresentações. Possui obras em acervos institucionais e particulares e, em Vitória, é representado pela OÁ Galeria - Arte Contemporânea.
» Rodrigo Mogiz é Artista Visual, graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2003, se dedica ao bordado como desenho e pintura, estabelecendo conexões entre o artesanato e o design, buscando reflexões sobre relações afetivas a partir da sua homoafetividade e da tradição do bordado. Realizou cerca de 10 exposições individuais e participou de 52 coletivas em Belo Horizonte, onde vive e trabalha, e em outras localidades do país e exterior. Sua mais recente exposição foi a coletiva Tramas da Memória, da qual foi também curador, reunindo 26 artistas de Minas Gerais que atuam com arte têxtil contemporânea, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, em 2022.
O CURADOR
» Shannon Botelho é crítico de arte, curador independente e professor no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II (RJ). É doutor em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ em parceria com a École des Hautes Études en Sciences Sociales/CRBC (Paris). É representante do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Foi curador em 16 exposições, entre elas, Balangandãs (Zipper Galeria-SP 2018), Da Linha, o Fio (BNDES-RJ 2019), Estruturas Improváveis (Casa das Artes- Tavira 2020), Água Banta (MMGV-RJ 2022) e Coração na Mão (Le Salon H – Paris, 2023).
Serviço
» Abertura - 03/02 (sábado) - 15h às 19h
» Visitação - 05/02 a 29/03 (segunda a sexta) – 10h às 17h
» Agendamentos Escolares - viadutodasartes@gmail.com
» Produção e Coordenação - Natalia Azevedo
Exposición. 03 feb de 2024 - 29 mar de 2024 / Viaduto das Artes / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Exposición. 03 feb de 2024 - 29 mar de 2024 / Viaduto das Artes / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España