Descripción de la Formación
15h
Sessão de abertura
Aida Rechena [Directora do MNAC]
Cláudia Camacho [Directora do Alibi Art Weekend]
15h10
O mercado da arte moderna e contemporânea em Portugal (2005-2013)
Pedro Simões
Investigador-colaborador do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Gestão de Mercados da Arte pelo ISCTE-IUL e FLUL. Com o apoio da FCT desenvolveu o doutoramento sobre o mercado leiloeiro em Portugal. Publicou vários artigos na área da História de Arte e Mercados da Arte.
15h30
A relação da arte urbana com o mercado da arte em Portugal
Sara Eugénio
Natural de Lisboa, nasceu em 1986. Desde cedo manifestou especial interesse em assuntos ligados à criatividade e às diferentes formas de expressão artística. Formou-se em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e posteriormente integrou o mestrado em Gestão Cultural, no ISCTE, onde estreita as suas relações com a Arte Urbana, desenvolvendo um estudo dissertivo em torno do novo panorama dos Mercados de Arte, onde esta Arte ganha terreno. Enquanto assistente de produção da Mistaker Maker, ocupou-se da organização e produção de eventos relacionados com a Arte Urbana. Paralelamente, dedicou-se ao desenvolvimento de projectos pessoais - com base em sessões formais e informais sobre o universo da Arte Urbana - tendo colaborado também com o projecto The Radiotron, do qual foi mentora de graffiti.
15h50
Para um Modelo da Interdependência Entre a Arte Contemporânea e o seu Mercado Comercial: uma análise das técnicas de negociação aplicadas no mercado primário da arte contemporânea de Lisboa no século XXI
Inês Marcelo Curto
Nasceu em Lisboa e é licenciada em Belas Artes - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Completou o Mestrado em Gestão de Mercados de Arte do ISCTE em parceria com a UL, tendo recebido o prémio de Melhor Aluna no ano inaugural do Mestrado. Elaborou a sua tese integralmente em inglês, intitulada "Negotiating the priceless: An analysis of negotiation techniques applied in Lisbon’s primary market for contemporary art in the early 21st century".Trabalhou como Assistente e Gestora de Exposições na Galeria de Arte Contemporânea António Prates durante mais de 10 anos. Em paralelo trabalhou e trabalha como artista plástica, cantora, actriz, tradutora e designer gráfica. Actualmente vive e trabalha em Londres.
16h10
Pausa
16h40
Crítica de arte, educação artística e mercado de arte: a continuidade de práticas desmente o relativismo pós-moderno?
António Correia Lopes
Doutorado em Filosofia, especialidade de estética e filosofia da arte, pela Universidade de Lisboa. Autor de vários artigos e comunicações, sobretudo na área da filosofia da música, e de "O Valor de um Bach Autêntico" (Gulbenkian 2009).
17h00
Colecionismo e mercado, diálogos transversais
Manuela Hargreaves
Licenciada em História, com pós graduações em Ciências da Educação e Dinâmicas Culturais. É mestre em História da Arte Portuguesa e, neste momento, doutoranda. Do seu percurso profissional destaca-se a docência e a actividade como galerista. Nos últimos anos lecciona sobre temas de História da Arte Moderna e Contemporânea e sobre as questões atuais do mundo artístico. Tem realizado ao longo deste tempo conferências e publicado artigos relacionados com Coleccionismo e História da Arte Moderna e Contemporânea. Publicou o livro “Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal – O Território e o Mapa”, na editora Afrontamento, em Dezembro de 2013, e uma 2ª edição em Maio de 2016.
17h20
Debate final
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España