Descripción de la Exposición
Concebido como um Online Viewing Room, Algoritmo Cósmico reúne mais de trinta trabalhos de diferentes lugares, artistas e técnicas. Com curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior, a mostra, que nasce em um contexto de proliferação de plataformas digitais e eventos virtuais dentro do mundo da arte, destrincha a noção de Algoritmo para muito além do universo das redes sociais.
“O algoritmo costuma ser definido como uma sequência de regras, raciocínios e operações que, aplicada a um conjunto delimitado de dados, leva à resolução de certos problemas. As obras reunidas em Algoritmo cósmico relacionam-se com esta noção em diversos níveis, algumas reiterando a razão algorítmica, outras apontando para seus limites.”, diz Icaro.
A reflexão proposta pelo curador passa por noções de tempo, corpo, controle, realidade, destino, misticismo, ciência e tudo que usamos para intermediar nossa relação com o universo. O resultado dessa ampla área de diálogo é a variedade de interpretações e formatos dos artistas e de suas obras.
“Os mais de trinta trabalhos que integram o projeto foram produzidos em diversas mídias, por artistas de diferentes gerações e proveniências. De obras abstratas, resultantes de procedimentos lógico-sequenciais e construtivos, a obras que se debruçam sobre os padrões subjacentes ao movimento de nossos corpos ou de corpos celestes ou sobre as geometrias inscritas nas formas da natureza, passando pelo questionamento da noção de destino e de sua potencial legibilidade por saberes oraculares;”, completa o curador.
Sobre o curador
Icaro Ferraz Vidal Junior é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em História da Arte pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo, atualmente pesquisador visitante no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España